O governador Wilson Lima (UB) anunciou que pretende criar uma secretaria de Gás, Mineração e Recursos Hídricos.
A nova estrutura, que deverá fazer parte do novo organograma do Executivo Estadual neste segundo mandato de Wilson, vai atuar na preservação de fontes de águas, gás natural e outros recursos minerais do estado, visando principalmente em sua utilização comercial.
“O gás natural é hoje efetivamente uma realidade com a quebra do monopólio. Então há a necessidade de a gente criar uma estrutura para tratar desta questão da mineração, de gás e também de recursos hídricos. Dado o cenário que a gente vislumbra da possibilidade da operação de Autazes efetivamente acontecer, com a exploração do potássio, com a geração de emprego e renda para as pessoas que moram ali e em outras regiões do estado. Hoje o gás tem sido fundamental porque ele tem gerado emprego, tem gerado renda, tem gerado oportunidades”, avaliou o governador.
O anúncio foi feito durante entrevista concedida à Rede Amazônica de Televisão, na segunda-feira (26).
Além disso, Wilson Lima também reforçou que os avanços alcançados pelo Amazonas na exploração do gás natural, o que deve garantir a autossuficiência energética do Estado.
“A empresa que está explorando o gás no Campo de Azulão ganhou a concessão para a construção de três (usinas) térmicas e vai produzir quase um giga de energia elétrica. Isso nos garante uma autossuficiência na geração de energia elétrica”, finalizou Wilson.
コメント