O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), vai protocolar nesta sexta-feira (22) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto que reduziu a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Wilson Lima, que está em Manaus, afirmou que a ação será protocolada até meio dia desta sexta.
Publicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), decreto – que ameaça a manutenção do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) – passará a valer no dia 1º de maio.
Há uma semana, horas após a publicação do documento, o governador afirmou que ingressaria com uma Adin no STF. Wilson Lima publicou um vídeo em suas redes sociais, no feriado da Sexta-Feira da Paixão (15), em que afirmava que naquele mesmo dia iria entrar com uma ação para revogar os efeitos do decreto. Dias depois, o governador disse que esgotaria as tentativas de diálogo com o presidente Bolsonaro, para evitar que o tema fosse judicializado.
Ao longo da semana, a bancada federal também discutiu o assunto e, na última quarta-feira (20), após reunião na casa do senador Omar Aziz (PSD), deputados federais e senadores prometeram protocolar uma ação ao Supremo. Somente o Capitão Alberto Neto (PL) e o Delegado Pablo Oliva (UB) não assinaram o documento.
Comments