O governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve em destaque no BloombergNEF Forum São Paulo 2024, evento realizado na capital paulista nesta quarta-feira (13/03), onde destacou as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo Governo do Amazonas e o vasto potencial de investimentos no estado, especialmente na transição energética através do uso do gás natural.
No fórum, que contou com a presença do diretor-executivo da BloombergNEF, Jon Moore, e especialistas da empresa, foi debatido o potencial do Brasil para gerar oportunidades econômicas em setores como a transição energética e ações de desenvolvimento sustentável, aproveitando suas vantagens competitivas e recursos naturais.
“Viemos falar sobre o potencial do estado do Amazonas e os caminhos que estamos trilhando para garantir a preservação ambiental e, sobretudo, proporcionar renda para nossa população e reduzir a pobreza no estado”, destacou o governador Wilson Lima.
Acompanhado pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, Wilson Lima participou de um debate moderado pela chefe de transição energética da BloombergNEF, Luiza Demôro, onde apresentou os investimentos do Amazonas na exploração do gás natural. Em 2021, o estado sancionou a Lei do Gás, quebrando o monopólio e estabelecendo um novo marco legal para o serviço de distribuição e comercialização, apresentando-se como uma nova alternativa de matriz econômica para o estado, ao lado da Zona Franca de Manaus.
Além disso, o governador ressaltou o potencial da exploração de potássio no estado, com a cidade de Autazes detendo uma das maiores jazidas do mundo. O projeto em fase de licenciamento visa fornecer 20% da necessidade de potássio do Brasil a partir de 2027, reduzindo a dependência do país das importações.
Wilson Lima enfatizou que o desafio para a sustentabilidade e preservação da biodiversidade é monetizar os potenciais do estado e combater a pobreza por meio de parcerias com as comunidades locais, que desempenham um papel crucial na proteção da floresta amazônica.
A BloombergNEF destacou o Brasil como um protagonista importante na transição para uma economia com baixas emissões de carbono, com a crescente demanda global por energias limpas, produtos verdes e créditos de carbono.
Em fevereiro, o governador já havia se encontrado com dirigentes da empresa em Londres, apresentando o programa Amazonas 2030, que prevê alcançar o desmatamento líquido zero por meio da venda de créditos de carbono, com potencial para arrecadar mais de R$ 2,4 bilhões para investimentos em iniciativas sustentáveis.
Commenti