O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), afirmou que o estado fechou parceria de R$ 34,9 milhões com a Prefeitura de Manaus a fim de adquirir 12 ônibus elétricos para serem usados no transporte público da capital.
O chefe do Executivo estadual se reuniu com representantes da BYD Auto – fabricante de veículos elétricos que possui uma fábrica de baterias no Polo Industrial de Manaus (PIM), nessa segunda-feira (18).
Após o encontro, Wilson compartilhou o momento em suas redes sociais e destacou que a reunião faz parte da política para atrair novos investidores que utilizam energia limpa, como dos carros, caminhões e ônibus elétricos.
“Estamos trabalhando para atrair novos investimentos para o estado, especialmente, os que utilizam energia limpa e respeitam o meio ambiente”, escreveu Wilson em suas redes sociais.
Wilson Lima (Foto: Diego Peres / Secom)
O governador também disse que, na “mesma linha”, ainda em 2022 o governo já havia fechado convênio com a prefeitura para que 12 veículos fossem comprados para Manaus.
Recentemente, o prefeito David Almeida (Avante) entregou um ônibus 100% elétrico em Manaus, sendo o primeiro da cidade e da Região Norte. Na ocasião, Almeida disse que, até o final do ano, a capital terá 14 veículos do mesmo modelo.
A reunião com a fabricante de veículos elétricos contou com a presença dos secretários estaduais de Fazenda, Alex Del Giglio; e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa – este último assumiu recentemente a pasta.
BYD
A BYD Auto é uma fabricante de automóveis, caminhões e ônibus sediada em Xian, na China, e fundada em 2003. Atualmente, opera três fábricas no país, duas em Campinas (SP), sendo uma para montagem de ônibus 100% elétricos e outra para a produção de módulos fotovoltaicos; e a terceira em Manaus, dedicada à produção de baterias de celular de fosfato de ferro-lítio.
Participaram do encontro o diretor da empresa, Johnny Jiang; a supervisora de administração e RH, Caroline Contente; e a diretora de gestão de Tributos, Liza Ribeiro; diretor de Gestão de Suprimentos, Kleber Maia.
Comments