Durante a convocação dos concursados da Segurança Pública no Amazonas, nesta segunda-feira (6), o governador Wilson Lima (UB) foi questionado sobre as queimadas no estado e, mais uma vez, reforçou que a maioria delas está vindo do Pará, afirmando que, se necessário, enviará brigadistas ao estado para auxiliar no combate aos focos de incêndio e queimadas.
O chefe do Executivo estadual informou que ainda na manhã dessa segunda-feira conversou, por telefone, com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), para colocar o Amazonas à disposição do estado vizinho.
“Hoje de manhã eu liguei para o governador do Pará, Helder Barbalho, e coloquei o estado à disposição e se for o caso, enviar efetivo do nosso Corpo de Bombeiros. Estou tentando também uma conversa com a ministra Marina para, se for o caso, disponibilizar parte do Prevfogo para ajudar nessas queimadas no Pará”, disse Wilson.
O governador já havia mencionado recentemente que as nuvens de fumaça que encobrem Manaus e alguns municípios não são oriundas apenas da região metropolitana, mas também são reflexo da queimada no estado paraense.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Pará lidera o ranking de focos de incêndio, com 1.916 queimadas registradas do início de outubro até novembro. Por sua vez, o Amazonas ocupa o oitavo lugar, com 116 incêndios no mesmo período.
“Só para vocês terem uma ideia, ontem [domingo], em todo o Amazonas, não estou me referindo apenas à região metropolitana, foram registrados apenas seis incêndios”, enfatizou o governador.
Comments