A necessidade de fortalecer políticas públicas em defesa dos direitos e da proteção dos idosos foi destacada pelo governador em exercício, deputado estadual Roberto Cidade (UB), durante a entrega da sede revitalizada do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), nesta quarta-feira, 10/1. Localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, a unidade funciona ao lado da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso. Não é comum que o titular do Governo abra espaço para que interinos inaugurem obras, ainda mais quando não é o vice. Wilson Lima, correligionário do deputado, fez esta concessão.
Totalmente revitalizado pelo Governo do Amazonas, o espaço oferta atendimento psicossocial e jurídico, registro de denúncias de violências de qualquer natureza contra idosos, encaminhamento para programas sociais do Governo Estadual, além de visitas domiciliares com equipes técnicas especializadas, mediação de conflitos e atividades preventivas contra violações de direitos.
“Fico muito feliz por estar entregando mais uma obra da gestão do governador Wilson Lima. Uma obra que dará mais estrutura aos idosos, para que se sintam mais valorizados. Aqui, qualquer pessoa pode fazer a denúncia em caso de violência ou abandono de idosos. Parabenizo à Sejusc e à Secretaria de Segurança Pública, que fazem um grande trabalho. Esta unidade vai atender com demanda espontânea para orientações, denúncias e outros serviços não somente os idosos da zona Centro-Sul, mas também Leste e Norte. Esse centro significa mais estrutura, mais investimentos e mais qualidade de vida para os idosos da nossa capital”, afirmou.
A atenção à terceira idade é uma preocupação constante do governador em exercício, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). São de iniciativa do deputado presidente,a Lei nº 6.324/2023, que estabelece diretrizes para o enfrentamento do Alzheimer e outras doenças mentais e a Lei nº 6.268/2023, que institui a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo na Terceira Idade.
“Mais do que garantir proteção ao idoso é preciso que coloquemos à disposição desse público meios de continuarem sendo autônomos. Sou coautor da lei que estabelece a Política de Estímulo ao Empreendedorismo porque vejo nela uma importante ferramenta para uma vida mais ativa, especialmente após a aposentadoria. Fazemos a nossa parte na Assembleia com a propositura de leis, mas quando participamos de entregas como essa é que conseguimos mensurar melhor como é importante essa atuação em parceria, entre o Legislativo e o Executivo. Que possamos ver cada vez mais nossas emendas, nossos projetos e leis sendo bem executados pelo Governo do Estado e as coisas, de fato, acontecendo na ponta”, disse.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a terceira idade é o grupo populacional que mais cresce no país. A previsão é que até 2030, o Brasil possua a 5ª população mais idosa do mundo.
Administrado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI) oferta atendimento à população idosa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua do Comércio, s/n, Parque 10 de Novembro (nas dependências da Delegacia do Idoso).
Participaram da solenidade de entrega da unidade, os deputados estaduais Sinésio Campos (PT), Dr. Gomes (Podemos), Delegado Péricles (PL) e Wanderley Monteiro (Avante).
Comments