A Ufam (Universidade Federal do Amazonas) ocupa a posição de número 1.939 entre as 20.531 melhores universidades do mundo, segundo lista do Center for World University Rankings. No Brasil, é a 54ª.
A própria Ufam divulgou o ranking, no qual subiu de posição em relação a 2022, quando alcançou o 1.963º lugar no mundo e o 55º no país. O CWUR realiza a listagem desde 2012, embora com apenas 100 instituições.
Devido à demanda por informações de outras universidades, a organização decidiu expandir o serviço apresentando as duas mil melhores do mundo em 2019, cobrindo mais de 20 mil ao todo, tornando-se o maior levantamento do tipo no globo.
O Center for World University Rankings (CWUR) publica o único ranking acadêmico de universidades globais que avalia a qualidade da educação, emprego de ex-alunos, qualidade do corpo docente e desempenho de pesquisa sem depender de pesquisas e envios de dados da universidade.
Os dados servem de base para melhorias na área da educação superior. Em relação ao Brasil, o país, de modo geral, perdeu algumas posições em comparação ao resultado de 2022, muito devido aos cortes de recursos para as universidades públicas.
“Quando somos avaliados externamente e colocados no patamar entre as duas mil melhores universidades do mundo, o que representa 10% das avaliadas, isso é motivo de orgulho para nós e também é um desafio que se coloca para que cada vez mais a gente possa avançar não somente nesse ranking, mas em outros também, para que possamos melhorar em todos os nossos indicadores”, disse o reitor Sylvio Puga.
Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, David Lopes Neto, o levantamento revela a realidade local quanto à presença da Ufam na sociedade. “O ensino de graduação e a empregabilidade são avaliados pelo sucesso acadêmico do aluno egresso da universidade e os alunos da Ufam ocupam os cargos mais importantes nas diferentes instituições públicas e privadas do Amazonas e do Brasil”, declarou.
“E, no campo da pesquisa científica, a Ufam desponta como uma das instituições federais de ensino superior com alto prestígio de seus professores doutores nas diferentes áreas de conhecimento com publicações em periódicos nacionais e internacionais com alto fator de impacto e sendo citados no mundo inteiro”, ressaltou.
Comments