O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta ontem para a atuação de uma onda de calor ao longo desta semana no interior do Brasil. Na manhã desta segunda-feira (18), foi emitido um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor, válido até as 18h da sexta-feira (22/09). Para Manaus a previsão é de que entre hoje e sexta a temperatura ultrapasse os 40 graus.
Seguindo os protocolos internacionais, o aviso é emitido quando as temperaturas, neste caso, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C a climatologia (média histórica) do período. Vale ressaltar que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si.
O panorama previsto pelos meteorologistas do Inmet aponta uma possível piora da situação a partir de sexta-feira (22). As temperaturas máximas devem passar dos 40°C em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte, além do interior de São Paulo, especialmente.
Os picos de ontem foram registrados nas cidades de Balsas, com 40,3ºC, e Carolina, com 40,1ºC,ambas no Maranhão. Seguidas das cidades de Urussanga, em Santa Catarina, com 39,8ºC; Imperatriz (MA) com 39,4ºC; e Formoso do Araguaia, em Tocantins, com 39,3ºC. Ainda acima dos 39ºC, aparecem Boa Vista, com 39,1ºC, e Santa Rosa do Tocantins (TO), com 39,1ºC.
Ainda de acordo com os meteorologistas, as temperaturas devem continuar subindo e o ápice de calor está previsto para o fim de semana. Até hoje, a maior temperatura registrada oficialmente no Brasil foi de 44,8ºC em Nova Maringá (MT), em 4 e 5 de novembro de 2020.
Devido ao calor excessivo, é preciso estar atento para evitar problemas de saúde. O Climatempo adverte que o calor excessivo pode causar desconforto, mal estar e outros problemas de saúde.
As recomendações da Defesa Civil para se proteger são: manter boa hidratação, portando uma garrafa para reposição de líquidos, sempre que possível. Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico. Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
Sendo importante também, manter a limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas. E atenção especial às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
Marcas perto ou acima de 40°C estão previstas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão, Paraná e Mato Grosso do Sul.
“No meio da semana, o ar excessivamente quente se desloca mais na direção do centro do Brasil e na segunda metade da semana ganha mais força entre o Sul, o Centro-oeste e a Região Sudeste”, esclarece Estael.
Comments