Em meio ao conflito entre Venezuela e Guiana, a convocação de reservistas pelo Exército Brasileiro em Roraima deixou a população em dúvida sobre uma escalada da crise na fronteira brasileira. Nessa semana, as contas de energia em Boa Vista trouxeram o alerta para apresentação de jovens nos quarteis.
Desde a decisão do presidente Nicolas Maduro de anexar Essequibo, as forças armadas brasileiras enviaram reforços para a região de fronteira entre Boa Vista e a Venezuela. O conflito iminente fez com que os Estados Unidos enviassem aeronaves para um exercício militar na região e o Conselho de Segurança da ONU condenasse a decisão do governo venezuelano, tomada a partir de um plebiscito no domingo passado.
A convocação nas contas de luz deixou a população intrigada e temerosa de que o Brasil estivesse se preparando para uma guerra na fronteira. Na conta de energia que o RealTime1 teve acesso o aviso é para que os reservistas licenciados entre 2019 a 2023 se apresentem no posto de recrutamento e mobilização em Boa Vista, até o dia 16 de dezembro.
Ao Real Time1, o Comando Militar da Amazônia (CMA) explicou que a convocação é regular e se trata do aviso de alistamento militar obrigatório, destinado aos jovens de 18 anos. A força negou que esteja convocando efetivos em virtude da situação de tensão na fronteira brasileira.
Comments