“Nossa campanha atingiu o objetivo”. Essa é a avaliação da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues, sobre a campanha ‘Dialoga, governador’ que reivindicava a abertura de negociação da data-base da Seduc, vencida no dia 1º de março, após o anúncio do deputado estadual Cabo Maciel (PL) sobre uma reunião com o secretário de Governo Sérgio Litaiff Filho (Segov) agendada para esta quarta-feira, dia 8.
Hoje pela manhã, aproximadamente 100 trabalhadores da educação ocuparam a galeria da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) pedindo que a Casa intermediasse essa negociação. Eles pedem 25% de reajuste salarial, pagamento das progressões por titularidade e tempo de serviço, plano de saúde para aposentados, entre outras coisas.
Munidos de cartazes, trabalhadores da ativa, aposentados e representantes de Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Nhamundá, Itacoatiara, Tefé e Iranduba participaram da manifestação. Na semana passada, mais de 20 cidades aderiram à campanha nas redes sociais liderada pelo Sinteam pedindo a abertura do diálogo com o Governo do Estado.
Ontem, 6, em reunião com o deputado Cabo Maciel, que é o presidente da Comissão de Educação da ALE, o sindicato pediu ajuda para intermediar o diálogo. “Esperamos ter nossos pleitos atendidos. O primeiro passo foi dado, que era iniciar a conversa”, disse Ana Cristina.
Comentários