Para garantir acessibilidade e inclusão no transporte público na capital, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), expediu, de janeiro a novembro deste ano, 10.410 cartões Passa-Fácil Gratuidade para Pessoas com Deficiência (PcDs). Este número representa um aumento significativo em relação as emissões do mesmo período do ano anterior.
Desde outubro, o serviço conta com a ampliação do atendimento médico que passa a ser realizado em dois dias da semana, nas terças e quartas-feiras, aumentando o número de acessos e evitando filas de espera.
A chefe de Atendimento Social do IMMU, Jamily Campelo, frisou que o cartão gratuidade é um benefício para pessoas com deficiência e outras patologias crônicas amparadas em decreto municipal.
“Além de portador de deficiência auditiva, visual ou cadeirantes, outras patologias crônicas, como os hepatopatas (doentes crônicos de fígado), renais crônicos em tratamento de hemodiálise e pessoas em tratamento de câncer. Essas são algumas das pessoas que têm direito ao cartão Gratuidade”, afirmou.
Beneficiária do serviço, a dona de casa Ana Lúcia de Oliveira Pinheiro, de 56 anos, faz tratamento de saúde e o uso do Passa-Fácil ajuda no deslocamento aos locais de tratamento. “Geralmente, tenho que ir acompanhada a hospitais e prontos-socorros e o PassaFácil serve, tanto para mim quanto para quem me acompanha. Não posso andar sozinha, porque trato um aneurisma e, como moro no conjunto João Paulo, que fica longe de onde faço tratamento, usar o cartão gratuito é de grande utilidade”, destacou.
Para obter o benefício, os interessados devem realizar o agendamento prévio pelo portal de serviços do IMMU. Os documentos necessários incluem RG, CPF, certidão de nascimento (quando aplicável) e o formulário padrão preenchido por um médico.
Commentaires