O Polo Industrial de Manaus (PIM) faturou 42 bilhões no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados divulgados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Em dólar, o faturamento do PIM registrou o montante de US$ 8,28 bilhões.
Nos três primeiros meses deste ano, o PIM gerou 109.299 mil empregos diretos e indiretos, apontando um crescimento de 1,18% com relação ao mesmo período do ano passado, quando gerou 108.025 mil empregos.
De acordo com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, os dados do trimestre revelam um crescimento, os números continuam avançando. “Isso é muito bom para o Polo Industrial de Manaus porque revela uma pujança, um vetor positivo em direção a estabilidade do polo industrial”, afirmou.
Segmentos e produtos que mais faturam no PIM
Os segmentos de bens de informática, seguido de eletroeletrônico, são os que mais tem participação do faturamento com 25,87% e 19,12%, respectivamente. Em terceiro lugar está o polo de duas rodas 18,13%.
Dentre os principais produtos do PIM está o condicionador de ar que cresceu 203% a produção com relação ao trimestre de 2022. Esse ano, já foram produzidos 42.882 mil unidades do produto, que é um movimento normal para o período.
Ano passado foram produzidos apenas 14.134 mil, uma vez que faltavam insumos, por conta da pandemia da covid-19. Em segundo lugar, o produto mais produzido no trimestre é o receptor de sinal de televisão com o crescimento de 113,85% e em terceiro lugar, com 46,27% estão os aparelhos de GPS.
Comments