Pesquisa realizada pela consultoria TransUnion aponta que a renda dos consumidores brasileiros aumentou no ano passado e que 71% deles esperam algum aumento nas suas rendas ao longo de 2023.
Segundo o estudo “Consumer Pulse: Comportamentos de consumo em relação ao orçamento, gasto e dívidas atuais das famílias brasileiras”, referente ao quarto trimestre de 2022, 36% dos entrevistados reportaram aumento salarial nos últimos três meses do ano passado, comparado com 26% no primeiro trimestre. Esse foi o quarto aumento trimestral consecutivo em 2022.
A pesquisa afirma que “as pessoas estão otimistas quanto às suas perspectivas financeiras para 2023, sendo que 71% esperam algum aumento nas suas rendas para os próximos 12 meses”.
No corte geracional do estudo, a geração Z (nascidos entre 1995 e 2004) apresentou uma parcela acima da média (44%) entre os entrevistados que relataram aumento de renda no trimestre analisado.
A geração Z também foi a que apresentou a maior expectativa de aumento de renda para os próximos 12 meses (80%), quando comparado com a média de 71%.
Apesar disso, metade dos entrevistados fizeram cortes nos gastos facultativos (alimentação fora de casa, viagens, entretenimento), principalmente os baby boomers, ou seja, 62% dos nascidos entre 1945 e 1964.
A pesquisa mostra ainda que, em 2023, a geração Z planeja aumentar seus gastos, principalmente com compras, cuidados e serviços médicos, e investimentos.
Os entre os consumidores dessa faixa etária, 37% dos entrevistados planejam gastar mais em compras no varejo, seja em lojas físicas ou on-line (comparado com 26% do total), 31% com cuidados e serviços médicos (comparado com 23%), e 34% planejam investir mais em fundos de aposentadoria e investimentos (comparado com 24%).
Ameaças digitais
O estudo também avalia a percepção quanto às ameaças cibernéticas. Conforme o que foi apurado, no último trimestre a maior preocupação para 41% dos entrevistados continuou sendo a violação de dados. O maior receio é ter as suas informações pessoais expostas em vazamentos de dados.
E, como alternativa para evitar esse tipo de incidente, os entrevistados reportaram que ao abrir contas digitais, solicitar crédito, e contratar seguros, algumas informações pessoais não deveriam ser requisitadas, como, por exemplo, endereço (46%), renda (41%), e dados sobre membros familiares (40%).
Inclusão financeira
A pesquisa indica que o cartão de crédito é o produto financeiro mais citado entre os que pretendem solicitar novas linhas de crédito em 2023.
Enquanto 45% das pessoas pretendem solicitar um novo cartão de crédito nos próximos 12 meses, esse número aumenta para 47% entre pessoas de alta renda, 50% entre Millennials (nascidos entre 1981 e 1995) e 60% entre a geração Z.
“Esses números mostram como as necessidades de crédito variam entre as diferentes gerações e faixas de renda dos consumidores. Empréstimos pessoais vieram logo atrás dos cartões de crédito como o produto de crédito mais demandado, porém entre outros grupos de consumidores. Enquanto 40% das pessoas entrevistadas planejam solicitar um novo empréstimo pessoal em 2023, essa parcela aumenta entre as pessoas de baixa renda e a Geração X, atingindo 47% e 45% respectivamente”, destaca o estudo.
Reprodução/Estudo Consumer Pulse
A Consumer Pulse mostra que a situação muda entre a parcela de consumidores que planejam solicitar o refinanciamento de empréstimos pessoais.
Enquanto 30% das pessoas planejam refinanciar algum empréstimo pessoal em 2023, a parcela foi maior entre a Geração X e Baby Boomers, com 36% e 50% respectivamente.
Já em relação ao financiamento de veículos, 16% planejam refinanciar os veículos, comparado com 23% dos entrevistados da geração Z, e 18% das pessoas de alta renda.
Reprodução/Estudo Consumer Pulse
Sobre a pesquisa
A pesquisa trimestral da TransUnion explora como as finanças pessoais dos consumidores foram afetadas e quais as mudanças de consumo esperadas para os próximos meses. Os índices são obtidos a partir de dados com base no comportamento de renda familiar, endividamento e roubo de identidade.
Comments