Omar Aziz lidera corrida pelo governo do Amazonas em todos os cenários, aponta Direto ao Ponto
- blogdojucem
- há 4 dias
- 2 min de leitura

Levantamento do Instituto Direto ao Ponto, divulgado nesta sexta-feira (25), mostra o senador Omar Aziz (PSD) na liderança das intenções de voto para o governo do Amazonas nas eleições de 2026. A pesquisa foi realizada com 2.002 eleitores entre os dias 12 e 19 de abril, em Manaus e mais 15 municípios do interior do estado.
No primeiro cenário estimulado, Omar Aziz aparece com 37% das intenções de voto, seguido por David Almeida (21%) e Tadeu de Souza (17%). Coronel Menezes soma 9%, e a professora Maria do Carmo registra 13%. Votos brancos e nulos somam 3%, e 13% não souberam ou não responderam.
No segundo cenário, sem David Almeida, Aziz atinge 45%, à frente de Tadeu de Souza (26%), Maria do Carmo (16%) e Coronel Menezes (8%).
Quando o nome de Roberto Cidade é inserido no terceiro cenário, Omar Aziz mantém a dianteira com 30%, enquanto David Almeida tem 28% e Cidade surge com 14%. Nesse caso, 11% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Já no quarto cenário, com a presença do deputado federal Capitão Alberto Neto, Omar Aziz lidera com 30%, seguido por David Almeida (29%) e Alberto Neto (9%).
Potencial de voto e rejeição
A pesquisa também avaliou o potencial de voto dos principais nomes cogitados para a disputa. Omar Aziz aparece com 38% de eleitores que votariam com certeza, e 25% que poderiam votar. Já David Almeida tem 23% de certeza e 18% de possibilidade. Maria do Carmo enfrenta alta rejeição: 31% disseram que não votariam nela de jeito nenhum.
Aprovação das gestões
O levantamento aponta que a administração do governador Wilson Lima (União Brasil) tem 50% de aprovação, contra 45% de desaprovação. Já o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), tem 42% de aprovação e 52% de desaprovação. No cenário nacional, o presidente Lula (PT) tem 43% de aprovação e 53% de desaprovação no Amazonas.
Metodologia
A pesquisa ouviu presencialmente 2.002 eleitores em Manaus e nos municípios de Autazes, Careiro, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Maués, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tabatinga e Tefé. A margem de erro é de 2,25 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Commentaires