O número de queimadas em setembro, no Amazonas, já superou o total de focos de calor registrados no mesmo mês em 2021. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Segundo o Inpe, somente nos seis primeiros dias de setembro, o Amazonas teve 3.347 focos de queimadas. Já durante todo o mês de setembro do ano passado, o estado registrou 2.799 focos.
No total do ano, são 13.259 incêndios em todo o estado.
O dia com mais focos de calor no Amazonas foi a segunda-feira (05), data em que se comemora o Dia da Amazônia. De acordo com o monitoramento diário do Inpe, foram 913 somente na segunda.
Entre os 10 municípios que registram números mais elevados de focos de calor durante este mês, dois são amazonenses: Lábrea está na segunda colocação, com 1.142 queimadas, e Boca do Acre aparece na 7ª colocação, com 599.
As duas cidades ficam localizadas no Sul do Amazonas, região que, durante os últimos anos, vem registrando um aumento significativo de queimadas e também de desmatamento na Amazônia. A área é conhecida pela forte presença do agronegócio.
Comments