Os professores da rede estadual de ensino entraram no 10ª dia de greve. A classe, que pede 25% de reajuste salarial, protesta nesta sexta-feira (26), em frente à Defensoria Pública do Estado.
Os educadores seguem os protestos, já que, até o momento, não houve um acordo entre a classe e o Governo do Estado. A greve iniciou no dia 17 de maio com diversos protestos em frente à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Em reunião com representantes do Poder Executivo estadual, no início dessa semana, foi oferecido aos profissionais da educação um aumento de 8%, porém a categoria recusou a proposta.
Além do reajuste salarial, os trabalhadores também exigem reajuste no vale-alimentação e auxílio-localidade, entre outros benefícios.
Após a recusa dos professores, o governo afirmou que só volta a negociar com a classe se eles retornarem às salas de aula. Enquanto não há um consenso entre as partes, as escolas da rede estadual seguem com as aulas suspensas.
Muitas escolas nos interiores da capital também aderiram à paralisação. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), a greve dos professores paralisou as aulas de 70% das escolas estaduais de Manaus.
留言