Chuvas intensas em Manaus no sábado (11) e domingo (12), que causaram alagações, desabamentos de casa e deslizamento de barrancos, devem ocorrer de forma mais branda neste início de semana, de acordo com os órgãos de monitoramento do clima.
O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) divulgou que devem ocorrer “pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte”. Isso aumenta a possibilidade de novas enxurradas e alagações. O Cemaden é vinculado ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações).
A previsão do INME (Instituto Nacional de Metereologia) é “pancada de chuvas e trovoadas isoladas” para a manhã e a tarde. Para a noite o instituto prevê “muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada”.
O Climatempo também prevê chuvas “frequentes e volumosas” para esta segunda-feira (13). Mas indica que o período mais intenso será à noite. O volume de chuva será menor que do final de semana: a previsão do Climatempo é de 20 milímetros.
No domingo a Defesa Civil de Manaus informou que durante a manhã recebeu 27 pedidos na Central 199. Foram 16 comunicados de alagações, quatro deslizamento de barrancos, dois rompimentos de bueiros, dois riscos de desabamento, um desabamento de casa de alvenaria, uma erosão e um desabamento de muro.
Na noite de domingo (12) um deslizamento na Rua Topázio, entre os bairros Nova Floresta e Jorge Teixeira, zona leste de Manas, soterrou 11 casas e matou oito pessoas.
Comments