Metade dos oito deputados federais pelo Amazonas, empossados nesta quarta-feira (1°), em Brasília, para mandato de quatro anos (2023/2026), não tem nível superior. O perfil dos parlamentares mostra, ainda, que três deles nasceram em outros estados brasileiros e os demais, são manauaras.
No que diz respeito à raça, seis deputados se autodeclaram brancos e os outros quatro, pardos, deixando o Amazonas sem representatividade negra/preta na Casa Legislativa. Os dados são do DivulgaCand, sistema de candidaturas e contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A cerimônia de posse aconteceu hoje na Câmara dos Deputados, em Brasília. Assumiram os cargos 523 deputados federais, sendo a maioria, reeleita. Entre os empossados, estão oito representantes do Amazonas, com renovação de 50% da bancada para esta legislatura.
Foram eleitos Amom Mandel (Cidadania), Adail Filho (Republicanos), Fausto Junior (União Brasil) e Saullo Vianna (União Brasil). Reeleitos foram Átila Lins (PSD), Alberto Neto (PL), Silas Câmara (Republicanos)e Sidney Leite (PSD).
Escolaridade
As informações do DivulgaCand sobre escolaridade mostram que Amom, Adail, Saullo e Fausto Júnior não têm ensino superior completo ou declararam ter apenas o ensino médio completo. Os demais afirmaram ter completado a faculdade.
Raça
Outra curiosidade no perfil dos parlamentares é que a raça predominante entre os eleitos é a branca. Se autodeclararam brancos Saullo, Fausto, Alberto Neto, Adail e Amom. Os demais informaram ser pardos na declaração entregue à Justiça Eleitoral, o que coloca o Amazonas na lista de bancadas não representadas por parlamentares negros.
Idade
Nesta legislatura, o Amazonas contará com uma bancada mais jovem. Cinco dos oito políticos nasceram após o ano de 1981, sendo Amom Mandel, com 22 anos, o deputado mais jovem e o campeão de votos nas urnas no país, com dados proporcionais. Sidney Leite, Silas Câmara e Átila Lins são os mais experientes da bancada, com 55, 60 e 72 anos, respectivamente.
Naturalidade
Entre os parlamentares, cinco deles são amazonenses e nasceram na capital, Manaus, apesar de alguns terem base eleitoral forte no interior. São eles: Adail, Átila, Fausto, Saullo e Sidney Leite. Os demais são naturais de outros estados brasileiros. Amor Mandel é natural de Recife (PE), Alberto Neto de Fortaleza (CE) e Silas Câmara de Rio Branco (AC).
Fonte: Ana Carolina Barbosa, da Amazônia Plural
Comments