top of page
blogdojucem

Mesmo com chuvas, rios têm baixa condição de navegabilidade, dizem transportadoras

Apesar da recente temporada de chuvas e da elevação do nível da água nos principais rios do estado, as condições para o transporte de produtos, especialmente combustíveis, alimentos e insumos, está incomum para esta época do ano. É o que afirma o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma).


Os empresários estão trabalhando com a possibilidade do rio ter boas condições de navegação somente a partir de abril do ano que vem.


“Embora as bacias e hidrovias não sejam tão secas como no auge do verão, a elevação dos rios é lenta e muito abaixo do esperado para este período. O transporte de cargas não parou durante uma crise e não parará agora, mas estamos atentos para manter as operações seguindo normas de segurança e sustentabilidade”, destacou o vice-presidente do Sindarma, Madson Nóbrega.

Apesar do cenário, o secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, destacou que houve melhorias na situação do transporte de cargas em Manaus, enfatizando que os navios já estão chegando à capital.


“Os navios já estão passando tanto na enseada do Madeira quanto na Costa Tabocal. Esta semana em Manaus, aportaram nove navios com mais de 6 mil containers. Então, pra quem não tinha nenhum navio e nenhum container, melhorou muito”, disse.

O vice-presidente da Federação da Indústrias do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, disse ao RealTime1 que as empresas não estão sentindo impactos significativos e que funcionam dentro da normalidade.


A expectativa dos empresários, segundo Azevedo, é que após o recesso de fim de ano, que inicia na próxima sexta-feira (22) e vai até o dia 5 de janeiro do ano que vem, a situação esteja melhor.

0 comentário

Comments


Blog do Jucem Rodrigues
bottom of page