Uma máquina disponível no Amazonas ajuda a tirar o pitiíu de peixe, além de descontaminar, desintoxicar, desodorizar e desinfectar.
Trata-se de um equipamento com sistema multifuncional que também purifica a água e superfícies e ajuda na saúde. Ao mesmo tempo atua na descontaminação de ambientes.
Hélio Santos, presidente da Uniônica de Portugal, falou sobre a desinfecção de alimentos como a remoção de odores, que se pode chamar de pitiú, no caso do peixe.
Neste caso do peixe da Amazônia o famoso pitiú, nós desenvolvemos há seis anos, um sistema de remover, e desinfetar, sem causar sequelas, de mal-estar gástrico, diarreias, infecções intestinais, que são doenças originadas da ingestão de alimentos do início da degradação que as bactérias chegando no intestino provocam estragos“, diz.
Então, no caso do peixe do Amazonas, no clima tropical, extremamente propício a degradação dos alimentos, o sistema OZ 5G em cerda de 10 minutos desinfeta o pitiú do peixe e o odor do frango ou carne, ou seja ela qual for. Contudo, não altera o sabor e o sabor do alimento, ficando com sabor realçado.
Segundo Hélio Santos essa máquina é fundamental para uso em restaurantes e uso doméstico.
Remoção do pitiú
Depois do peixe ser descongelado e lavado, coloca-se em um recipiente de plástico ou inox e coberto com água. Em seguida liga-se a máquina que com uma pequena mangueira permanece por um período de tempo na água com o alimento.
Comments