Em meio à Semana de Oração Jovem que culminou com as comemorações do Dia Mundial do Jovem Adventista, os templos adventistas de Manaus realizam diversas ações na cidade voltada às pessoas esquecidas pela sociedade, como os moradores de rua.
No mês de março os jovens da igreja de Boas Novas, zona Norte da cidade, montaram uma estrutura na Praça dos Remédios, no centro histórico da capital do amazonense. Uma cabine denominada “banho do bem” ofereceu banho gratuito às pessoas, que receberam kits de higiene com sabonete, creme dental, escova de dentes e toalha.
Andrei Marques, de 25 anos, mora na rua há um ano, desde quando perdeu o pai para a covid-19. “Depois que meu pai morreu, fiquei desorientado. Quando me dei conta, já estava morando na rua. Mas aqui a vida não é fácil. Às vezes pago para tomar banho, mas tenho que deixar de comer para isso, e nem sempre consigo”, relata Marques.
“Uma ação que nos faz pensar para que realmente fomos chamados. Precisamos tirar Jesus de dentro das igrejas e levar para onde as pessoas precisam”, destaca Fábio Heverton, pastor local.
Sucos e lanches foram entregues para aliviar a fome de moradores em situação de rua (Foto: Divulgação)
Mesmo em um dia de chuva na capital do Amazonas, cerca de 30 pessoas tomaram banho na cabine, além receberem lanches, livros missionários e orações dos jovens que participaram da ação.
Amar os esquecidos
“Eu tentei viver com a família depois de sair de uma clínica de recuperação. Pensei que eles fossem me aceitar, mas não foi assim. Tive que voltar para as ruas e, desta vez, com minha mulher e filha. A vida na rua não é fácil, a fome dói”, desabafa Carlos M., de 22 anos.
Ele é companheiro de L. Vieira, 24, que também rompeu com a família quando se envolveu com as drogas em 2019 e agora dormem em uma pensão no centro de Manaus, pagando 50,00 reais. “Mas tem dias que não conseguimos nada, nem para dar de comer para a minha filha 4 anos. E aí contamos com a bondade da dona da pensão, para pelo menos dormir com ela protegida, mas tenho muito medo do conselho tutelar tomar minha filha”, relata emocionada.
Foi pensando nessas situações que os jovens escolheram o local e o público. Segundo Bruna Ximendes, líder dos jovens de Boas Novas, o grupo já havia realizado ações com moradores de rua. “Estivemos aqui no pico da pandemia no ano passado, doando sopa, roupas, máscaras e álcool em gel para eles, e percebemos a necessidade do banho. Eles pagam até R$ 2,00 para tomar banho na feira”, explica.
A ação realizada pelos jovens adventistas proporcionou para os moradores de rua 400 lanches, 40 kits de banho e 200 livros missionários. (Noticias.adventistas.org)
Comments