Duas empresas no bairro Distrito Industrial 2, zona leste de Manaus, foram multadas em R$ 1,4 milhão pelo Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) por manterem um aterro irregular na estrada do Puraquequara, no mesmo bairro. Os agentes ambientais constataram irregularidades no local após denúncias de moradores. Os nomes das empresas não foram revelados pelo Ipaam.
Segundo o Instituto, havia descarte e manipulação de resíduos sólidos compostos por pneus, pallets e embalagens de madeira, entulhos e restos de construção civil. Havia, ainda, uma pilha de embalagens de big-bags [embalagem para transportar materiais sólidos ou pastosos utilizados principalmente nas indústrias agrícola, química, extração mineral] e tambores metálicos vazios.
Também foram encontrados um trator de esteira que fazia o transporte dos resíduos de um lugar ao outro do terreno, pallets manipulados para reaproveitamento para a instalação de barracos em uma área de invasão vizinha à área fiscalizada, e a criação de suínos que eram abatidos sem condições higienes.
Os fiscais ambientais sobrevoaram o local e paralisaram a operação do aterro. Um Termo de Embargo de 3,22 hectares foi lavrado e três Autos de Infração foram emitidos, totalizando R$ 1,4 milhão às empresas.
Comments