top of page

Internet via satélite no Amazonas e na Amazônia sem monopólio

  • blogdojucem
  • 17 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Em janeiro de 2022, a Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, recebeu licença da Anatel para operar 4.408 satélites de órbita baixa no Brasil até 2027. Em abril do mesmo ano, Musk veio ao Brasil e teve um encontro com o então presidente Jair Bolsonaro. Ali ficou claro que o foco da Starlink eram as regiões remotas da Amazônia.


No Estado do Amazonas, o serviço de internet via satélite já era operado, inclusive por uma empresa local, que os vende para a Secretaria de Educação do Amazonas para as transmissões de aulas remotas e para prefeituras. No entanto, esses serviços eram oferecidos em banda ku ou ka, de satélites geoestacionários.


A boa notícia é que na semana passada, uma empresa de São Paulo, a UniversoSat, um provedor de internet com sede no município de Franca, assinou acordo de distribuição com a Starlink para revender em qualquer país os serviços de banda larga via satélite. A empresa já operava no Brasil, mas o novo contrato expande os serviços para países da América Latina e África.


A notícia é boa porque abre concorrência e evita o monopólio de um serviço essencial para a Amazônia. Prefeituras, hotéis, embarcações, fazendas entre outros terão a opção de decidir de que empresa comprar os serviços de banda larga.


Na telefonia convencional nas cidades brasileiras – e Manaus é o melhor exemplo – os serviços de banda larga por cabo é precário e o consumidor fica de mãos atadas quando na sua rua apenas uma empresa fornece internet. Quando há falha nos serviços, só resta ao cliente esperar que a empresa resolva.


Nos últimos anos, as empresas de telefonia começaram a expandir sua rede por cabo de fibra ótica, e, com a oferta, os preços começaram a cair. As novas empresas e as que já operavam passaram a oferecer novos pacotes com valores menores para atrair ou manter a clientela.


O mesmo deve ocorrer no interior do Amazonas e em toda a Amazônia com a chegada de novas empresas para a exploração dos serviços de banda larga via satélite.


Na semana passada, já ouve reação neste sentido. A empresa local se manifestou nas redes sociais afirmando que também estava autorizada a revender os serviços da Starlink na região, e que fora a primeira autorizada.


Mas a reação maior foi de prefeitos e empresas buscando informações sobre a concorrência.


De acordo com o Tele Síntese, site especializado em tecnologia, os preços da UniversoSat são definidos em dólar e “o plano mais simples, chamado Business 1000, [que] confere 1 Terabyte de franquia de dados para um hotspot fixo por mês e sai por US$ 500. Há ainda planos de 3 TB, 6 TB.”


Especialistas ouvidos pelo Tele Síntese afirmam que internet fornecida via satélites de órbita baixa é mais eficiente do que a de satélites geoestacionários.


O que se espera é que os preços também comecem a cair e o serviço ficar cada vez mais acessível à população e aos governos.



2 Comments


Efrem Mol Peixoto
Efrem Mol Peixoto
May 07, 2023

Provedor de Franca vai revender planos Starlink dentro e fora do Brasil


  • Rafael Bucco


  • 10 April 2023



UniversoSat é credenciado à Starlink para comercializar planos da operadora de banda larga via satélite em qualquer país, e planeja expansão

O provedor de comunicações remotas UniversoSat, do interior paulista, assinou um acordo de distribuição com a Starlink, da SpaceX, para revender em qualquer país serviços de banda larga baseados na constelação de órbita baixa do bilionário Elon Musk. Em dezembro, a empresa já havia conseguido autorização para vender aqui no Brasil os serviços a clientes corporativos “veiculares e marítimos”. Neste mês de abril, foi autorizado a comercializar os serviços em todo o mundo. O contrato expandido permitirá à empresa entrar com o pr…

Like

Efrem Mol Peixoto
Efrem Mol Peixoto
May 07, 2023

liberada a venda corporativa https://www.telesintese.com.br/provedor-de-franca-vai-revender-planos-starlink-dentro-e-fora-do-brasil/

Like
Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page