top of page

Internautas reclamam que 5G deixou outras conexões lentas, diz Ministério

  • blogdojucem
  • 26 de jan. de 2023
  • 1 min de leitura

Apesar da promessa de maior velocidade, a internet 5G tem sido apontada como responsável por conexões lentas de usuários de outras gerações, como o 4G. A informação é do Ministério das Comunicações, que reuniu com representantes de seis operadoras de telefonia e a Conexis Brasil para discutir os avanços na implantação da tecnologia no Brasil.


De acordo com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, usuários têm reclamado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a respeito do funcionamento do 4G, em decorrência da chegada da quinta geração de dados móveis.


“Quando a gente ouve que a qualidade do 5G está sendo questionada, temos o argumento de que é uma coisa nova que está sendo implantada. Mas, quando você começa a ter reclamação de que o 4G, que era bom, ficou ruim, aí é difícil de explicar”, disse.


Em Manaus, a tecnologia 5G chegou no final do ano passado. A capital foi uma das últimas do país a contar com a quinta geração de internet mais veloz. O Ministério das Comunicações pretende lançar, em breve, uma pesquisa de opinião para identificar os pontos que precisam ser melhorados.


A reclamação das operadoras é quanto ao elevado número de furtos de cabos e equipamentos de telefonia. Segundo a Conexis, este foi o motivo para que 7 milhões de pessoas tenham ficado sem internet em 2021.


“Este é um tópico que afeta todas as operadoras. Existe um projeto de lei tramitando no Congresso, que aumenta a pena, pune o receptor e retira as multas regulatórias quando a não prestação de serviços está relacionada ao roubo de cabos e equipamentos”, afirmou o presidente Executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, fazendo referência ao PL 5846/2016.

Comentarios


Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page