Órgãos ambientais e forças de segurança realizaram fiscalização ao longo de parte do início da BR 319 (Manaus-Porto Velho) e da AM 254, que liga ao município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus). Ao todo, 120 servidores, entre policiais militares, civis e técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaa), além de 16 viaturas e duas aeronaves, integram a equipe que atua na região. Também foi disponibilizada uma linha direta para que a população denuncie as queimadas. O número é (92) 98842-1547.
“Hoje o nosso trabalho a princípio foi em parceria com o Ipaam, fiscalizando os focos de incêndio que estão acontecendo, e em decorrência disso, a fumaça que está atingindo a capital amazonense e todo o entorno da região metropolitana. O Batalhão Ambiental vai continuar apoiando os demais órgãos do estado que estão também empenhados para combater as queimadas aqui na nossa região”, disse a tenente do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, Rosélia Alfaia.
De 12 de julho até 10 de outubro, um total de 2.121 incêndios já foram combatidos pelos quase 600 agentes atuando no estado, incluindo bombeiros, brigadistas e agentes da Força Nacional. “Quem souber que alguém está ateando fogo pode fazer a denúncia através da nossa linha direta, que de pronto o Batalhão Ambiental atenderá essa denúncia”, acrescentou a tenente.
Commenti