Querciane Alves deve ser afastada do cargo de Gerente Administrativa Financeira do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, após ser presa suspeita de envolvimento em esquema criminoso envolvendo fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro. A afirmação foi feita pelo Governador do Amazonas, Wilson Lima.
Segundo ele, a realização da Operação ‘Jogada Ensaiada’, feito pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e Ministério Publico do Amazonas, ainda será discutida com o Secretario de Saúde do Estado, Anoar Samad.
“Ainda não tive tempo de ver direito o que foi que aconteceu, mas me parece é algo relacionado a atividades econômicas que não tem relação em si com a unidade hospitalar. Mas irei conversar com o secretário [da SES-AM, Anoar Samad] e naturalmente ela deve ser substituída do cargo. Estamos a disposição e vamos colaborar com o Ministério Público no que for necessário”, disse o Governador.
Querciane é servidora comissionada e recebe, pela função, o salário bruto de R$ 4,1 mil segundo o Portal da Transparência. Ela foi presa juntamente com Henrique Barbosa e sua companheira Júlia Marquês. A operação é resultado de investigação conduzida pelo GAECO/AM e pela 70ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção do Patrimônio Público e visa desarticular esquema criminoso envolvendo fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro, com a participação de agentes públicos e empresários.
As investigações apontam que houve favorecimento a uma empresa para o fornecimento de serviço de agentes de portaria para um Hospital Público da cidade de Manaus, sendo identificado sobrepreço na contratação que resultou em prejuízo aos cofres públicos estimado em 2 milhões de reais.
Houve, ainda, repasse de valores aos gestores da unidade hospitalar utilizando a intermediação de uma empresa de gestão esportiva.
Comments