top of page
blogdojucem

‘Gato’, furto de fios e outros mataram 16 neste ano no Amazonas

A falta de conscientização sobre os perigos da energia elétrica é um dos principais fatores que contribuem para o aumento dos acidentes envolvendo eletricidade no Amazonas.

Segundo dados da Amazonas Energia, até agosto de 2023, foram registrados 27 acidentes com a rede elétrica no estado, sendo 16 com mortes.


A maioria dos acidentes é causada por ligações clandestinas e furtos de cabos de energia. Em abril deste ano, no espaço de uma semana, dois homens morreram no bairro Coroado, zona Leste de Manaus, ao tentarem furtar cabos de energia.


Além dos crimes ligados diretamente à rede elétrica, situações perigosas como a poda de árvores também podem levar a acidentes fatais. Em um caso recente, um homem morreu ao tocar um terçado na rede elétrica enquanto cortava galhos que estavam próximos à fiação.


As engenheiras Deborah Neves e Gilmara Pereira, especialistas em segurança do trabalho, alertam para os riscos de aproximação da rede elétrica, mesmo que não haja contato direto com os cabos.


“A aproximação de um indivíduo, tecnicamente desprotegido, ainda que sem o contato físico, pode ocasionar o choque elétrico por “indução” e acometer o indivíduo às sérias sequelas e até à morte”, explica Gilmara.


Ponta Negra é prejudicada com furtos de cabos de energia e vandalismo

As especialistas também destacam que o crescimento desordenado das cidades, com construções próximas à rede elétrica, representa um risco eminente de acidente.


“A distância recomendada para a construção em relação à rede de distribuição de média tensão (MT) e baixa tensão (BT) deve ser de cinco metros. No entanto, algumas edificações estão posicionadas a apenas alguns centímetros da rede elétrica”, afirma Deborah.


Para evitar acidentes com energia elétrica, é importante seguir as seguintes recomendações:

Nunca faça ligações clandestinas ou furtos de cabos de energia.


Se precisar realizar atividades na rede elétrica residencial, chame um profissional habilitado.


Caso a situação envolva uma atividade próxima da rede de distribuição da concessionária ou ainda necessitar manusear equipamentos ou objetos que, por acidente de manuseio, possam tocar a rede elétrica, entre em contato com a concessionária para receber orientação de como proceder de forma segura.


“Fiquem longe da rede elétrica. Ela não combina com improviso. Somente os técnicos especializados podem realizar serviços neste tipo de instalação. Se ocorrer acidente, ligue imediatamente para o 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, orienta Deborah.


A Abracopel, Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, divulgou, em agosto, os dados referentes ao primeiro semestre de 2023.


Os números não são nada animadores. No comparativo dos seis primeiros meses deste ano com igual período de 2022, tanto os acidentes quanto as mortes cresceram no país.


Em 2023, foram 992 acidentes com choques, incêndios e raios. Crescimento de 4,5% em relação ao ano passado, quando foram registrados 949 acidentes. As mortes também subiram. Este ano somam 399 contra 384 do ano passado. A elevação foi de 4%.


O aumento dos acidentes com energia elétrica é uma preocupação que deve ser compartilhada por todos. É importante conscientizar a população sobre os perigos da eletricidade e adotar medidas de segurança para evitar acidentes.


Informações do portal Segundo a Segundo

0 comentário

Comments


Blog do Jucem Rodrigues
bottom of page