top of page
blogdojucem

Fumaça encobre Manaus e moradores relatam dificuldade para respirar




A fumaça encobre Manaus pela terceira vez neste mês de setembro. Desde a noite de quarta-feira (27) e na manhã desta quinta (28) prédios e pontos turísticos na cidade desaparecem sob a nuvem de fumaça. A qualidade do ar é considerada ruim, segundo o aplicativo Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental), que usa cores para indicar os níveis de aferição do ar.


Nos dias 7 e 20 de setembro a capital foi encoberta por densa fumaça, proveniente de queimadas em áreas rurais de municípios da Região Metropolitana. Nesta quarta e quinta os órgãos de regulação e fiscalização ambiental ainda não identificaram a origem da fumaça.


Na terceira-feira (27) o Corpo de Bombeiros mobilizou brigadistas para combater incêndio em área de floresta no Distrito do Cacau Pirêra, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). O calor intenso e vento propagaram o fogo pela vegetação.


Em agosto, o Corpo de Bombeiros registrou 224 incêndios florestais no Sul do Amazonas. O fogo foi mais intenso nos municípios de Apuí, Boca do Acre, Humaitá, Lábrea e Manicoré, regiões com maiores atividades de pecuária e extração de madeira.


Manauaras relatam nas redes sociais dificuldades para respirar e reclamam da falta de punição a autores de queimadas. Médicos recomendam o uso de máscaras para se proteger dos efeitos da fumaça.


“Manaus engolida pela fumaça mais uma vez. Como isso não é a principal pauta nacional? O Congresso votando um pacote do retrocesso na área socioambiental e a gente aqui inalando fumaça de queimada dentro de casa”, relatou um manauara no Twitter.


“Não tem quem aguente. Estou trancada dentro do quarto. Janelas fechadas e mesmo assim a fumaça incomoda. Quantos responsáveis por esse incêndios CRIMINOSOS foram/serão presos? Meses de fogo pelo estado nas últimas semanas o governo tem ‘intensificado’ ações. Quem acredita?”, questiona uma moradora também no Twitter.


“Não dá mais para respirar em Manaus. Desde ontem passando mal com muita tosse e dificuldade para respirar. É Urgente, que as autoridades saiam do discurso, e hajam para impedir as queimadas criminosas no Estado. A situação está a cada dia pior”, disse outro morador.


“Setembro de 2023 não esperava mais dizer isso porém: USEM MÁSCARA tá insuportável viver em Manaus”, diz uma moradora.

0 comentário

Comments


Blog do Jucem Rodrigues
bottom of page