De acordo com o delegado Marcelo Martins, que comanda o 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o crime mais recorrente na Centro de Manaus é o estelionato, que geralmente ocorre pela internet e por meio de documentos falsos. Também há registros de roubos e furtos de aparelhos celulares, além de casos de extorsão praticados por guardadores de carros conhecidos como “flanelinhas”.
Marcelo Martins enfatiza que as pessoas que forem vítimas de qualquer tipo de crime devem procurar o 24° DIP, que atende à área do bairro Centro.
“Nos casos de roubos e furtos de celulares, oriento que a vítima se dirija à delegacia com o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) do aparelho para registrar o Boletim de Ocorrência (BO). Assim, a polícia poderá iniciar a investigação do crime”, explicou Martins.
Em relação aos “flanelinhas” que atuam na região e realizam cobranças indevidas, o delegado solicita que as vítimas denunciem o crime, permitindo que os autores sejam presos por usurpação de função pública e, possivelmente, por extorsão.
No primeiro semestre, o 24° DIP lavrou dois flagrantes de indivíduos realizando cobranças indevidas nas ruas do Centro. Esses flagrantes foram homologados pela Justiça.
O 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), está localizado no bairro Centro, zona sul de Manaus, e vem desempenhando um trabalho eficiente de combate à criminalidade, alcançando resultados significativos no primeiro semestre deste ano.
De janeiro ao início de junho, a unidade policial registrou 201 Inquéritos Policiais remetidos ao Poder Judiciário e lavrou 100 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), totalizando 301 procedimentos.
Segundo o delegado Marcelo Martins, titular da unidade policial, esses números refletem a alta efetividade da equipe policial, bem como a grande demanda no Centro da capital amazonense.
“Trabalhamos diariamente com o objetivo de melhor atender à população e proporcionar mais segurança aos cidadãos na área central da capital”, destacou Martins.
Operações
Entre as operações deflagradas pelo 24° DIP no primeiro semestre de 2024, destaca-se a operação “O Pai Tá Off”, que resultou na desarticulação de uma Organização Não Governamental (ONG) chamada Pai Resgatando Vidas, que explorava a vulnerabilidade de moradores de rua dependentes químicos para obter doações e vantagens financeiras.
“O instituto ‘Pai Resgatando Vidas’ era utilizado para desviar dinheiro de doações. Entre 2019 e 2024, o grupo criminoso movimentou mais de R$ 20 milhões”, relatou o titular.
Além disso, foram realizadas outras operações em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), focadas no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas. Destacam-se as ações conjuntas com a 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
Denúncias
A PC-AM destaca que a população pode denunciar eventuais crimes pelo número (92) 99901-4289, disque-denúncia do 24° DIP, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). “A identidade do informante será mantida em sigilo”, garantiu Marcelo Martins.
O 24° DIP está localizado na Avenida Lourenço da Silva Braga, bairro Centro, zona sul da capital.
Comments