Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (24), na Suframa, os diretores da norte-americana Zilia Technologies da Amazônia anunciaram novos investimentos na Zona Franca de Manaus (ZFM). A empresa, que já possui uma planta na capital amazonense, planeja diversificar sua produção, focando principalmente na fabricação de semicondutores, como memórias Solid State Drives (SSD) com memórias Flash e módulos com memórias DRAM, destinados a diversas aplicações e também ao mercado de exportação.
A comitiva da Zilia Technologies, composta pelo CEO Rogério Nunes, pelo vice-presidente da Operações de Modulos, Flávio Yoshida, e pelo vice-presidente Jurídico, Compliance e Relações Governamentais, Samir Pires, foi recepcionada pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e pelo superintendente-adjunto de Projetos da Autarquia, Leopoldo Montenegro. “Eu fiquei muito satisfeito em visitar a Suframa e poder anunciar que a Zilia está investindo R$ 650 milhões este ano no Brasil. Boa parte desse investimento vem também para Manaus. Nosso faturamento aqui na região já chegou na casa de R$ 1 bilhão, o que significa que estamos investindo muito em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) e o investimento deve crescer” afirmou Rogério Nunes, CEO da Zilia Technologies.
O executivo também destacou que o plano da empresa inclui dar início a exportações a partir de Manaus no fim deste ano, com uma previsão de crescimento significativo em 2025. “Devemos exportar para a América do Sul e também para a América do Norte, produtos fabricados ‘Made in Manaus’. São semicondutores, produtos encapsulados em Atibaia, testados em Manaus, transformados em solid-state drives, módulos de memória para diversas aplicações, entregues aos produtos na região de Manaus e fora dela, agora exportados”, explicou.
O CEO também ressaltou a importância de discutir regulamentações para garantir que os produtos exportados sejam competitivos e livres de tributos ou impostos. Nunes também salientou a importância da colaboração entre o setor público e o setor produtivo. “Nós temos um relacionamento com a Suframa há bastante tempo, nossa fábrica foi instalada aqui em 2021. O trabalho da Suframa sempre foi de excelência e muito exitoso, realizando as tarefas de forma diligente. Fiquei muito satisfeito com o apoio que a Suframa oferece às empresas que aqui se instalam, e conosco, com a Zilia, não é diferente”, concluiu Nunes.
Conforme os executivos, a Zilia Technologies é líder em semicondutores e componentes eletrônicos no Brasil, pioneira na produção de circuitos integrados DRAM e Flash. A empresa possui instalações em Atibaia-SP e em Manaus, onde produz componentes semicondutores de memória, dispositivos de armazenamento de dados em estado sólido (SSDs) e módulos de conectividade para a Internet das Coisas.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, elogiou a iniciativa da empresa em ampliar seus investimentos na região. “A Suframa está satisfeita com o compromisso contínuo da Zilia Technologies em investir e diversificar sua produção na Zona Franca de Manaus, fortalecendo ainda mais a nossa posição como polo tecnológico e industrial de destaque no Brasil. Este investimento significativo não só impulsionará a economia local, mas também ajuda a consolidar Manaus como um centro estratégico para a inovação e exportação de produtos de alta tecnologia”, frisou Saraiva.
Comments