top of page
blogdojucem

Em visita ao CBA, japoneses miram investimentos em bioeconomia


Representantes da Japan External Trade Organization (Jetro) visitaram o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), esta semana, para explorar o mercado de inovação na bioeconomia na Amazônia. Eles buscam identificar setores de bioeconomia para atividades comerciais conjuntas neste setor. A Jetro é uma organização oficial japonesa de Comércio Exterior e Investimentos vinculada ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria.


O diretor-presidente da Jetro, Hiroshi Hara, reuniu-se com o gestor do CBA, Fábio Calderaro, para entender sobre as iniciativas do CBA para impulsionar o empreendedorismo biotecnológico na região e os avanços obtidos pela instituição. A reunião foi para ampliar o debate sobre a bioeconomia na Amazônia e aumentar as atividades conjuntas neste setor.


Os representantes da organização japonesa puderam entender melhor como a biotecnologia promovida pelo CBA complementa as atividades da Zona Franca de Manaus e contribui para o desenvolvimento socioeconômico dentro e fora da capital do Amazonas.


Bioeconomia no PIM


Para Fábio Calderaro, a bioeconomia precisa ser impulsionada pelas indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus para atrair os investimentos necessários e estimular o crescimento da biotecnologia e a integração das cadeias produtivas locais, beneficiando assim todos os participantes da cadeia, incluindo o consumidor final.


“Uma vez que a indústria deve ser o motor que impulsiona essa atividades. Afinal, as demandas industriais permitem a atração de investimentos necessários ao fomento da biotecnologia e a integração das cadeias produtivas locais, estimulando o desenvolvimento que beneficie tanto quem está na base desta cadeia quanto o consumidor final”, destacou o gestor do CBA.


Potenciais


Os representantes japoneses ficaram impressionados com as oportunidades de investimento possíveis em projetos relacionados à biotecnologia. O diretor-presidente, Hiroshi Hara, informou que irá incentivar empresas japonesas a colaborarem com as instituições da região. Durante a visita, os representantes da Jetro também se reuniram com analista de Comércio Exterior da Suframa, Arthur Lisboa, que apresentou a estrutura da Zona Franca de Manaus.


Ao final, as instituições comprometeram-se a expandir o contato para ampliar o debate sobre biotecnologia na Amazônia e atrair potenciais investidores internacionais para melhorar a bioeconomia local.

0 comentário

Comments


Blog do Jucem Rodrigues
bottom of page