Fernanda Rodrigues Pinheiro, de 18 anos, morreu, no dia 14 de abril deste ano, em um grave acidente. A jovem é uma das 78 vítimas de acidentes fatais que foram registrados na capital amazonense nos primeiros quatro meses deste ano, conforme dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Ela estava a caminho da casa da família, em um carro de aplicativo, quando o veículo colidiu com uma BMW, no Centro de Manaus.
De acordo com testemunhas, o motorista da BMW, o tenente do Exército, Yan Danrlei Ferreira Rozendo, de 28 anos; teria avançado o sinal vermelho e atingido o carro em que Fernanda e o motorista Edney Franklin do Amaral, de 33 anos, estavam. Edney está em recuperação.
Além de Fernanda, Mirivan Soares de Oliveira, de 32 anos, e o filho dela, Matheus Soares de Oliveira, de apenas 2 anos, também estão entre as vítimas de acidentes fatais neste ano.
Mãe e filho foram atropelados por uma picape, em janeiro, quando estavam em uma calçada, na zona Norte de Manaus.
Segundo testemunhas, a mulher que causou o acidente estava aprendendo a dirigir com o marido. Em ambos os casos, os suspeitos de causar os acidentes estão respondendo pelos crimes na Justiça.
No mesmo período do ano passado, o órgão registrou 79 vítimas de acidentes fatais. Durante todo o ano de 2022, foram mais de 240 mortes devido a acidentes de trânsito. Número que gera um alerta e desperta ações de conscientização sobre os cuidados no trânsito.
Conscientização
Neste mês, a Campanha Maio Amarelo busca unir todos os entes ligados direta e indiretamente ao tema envolvendo trânsito e transporte, como os Detrans e Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o intuito de conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância da segurança viária, tendo como principal objetivo salvar vidas no trânsito.
Ao Portal AM1, a gerente de Educação para o Trânsito do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Mitza Brasil, ressaltou que é dever de toda a sociedade tomar medidas para reduzir os riscos no trânsito. Entre as ações, estão a redução da velocidade e maior atenção as regras de trânsito.
“O Detran intensifica as ações educativas que já são realizadas, como palestras em escolas e empresas, blitz educativas, como formas de chamar a atenção de todos os segmentos da sociedade para reduzir esse índices de sinistro que envolvem tanto crianças quanto jovens ou adultos e idosos, conclamando a todos para que juntos possamos salvar vidas”, disse Mitza Brazil.
Comments