top of page

Em mais um movimento político que indica sua candidatura ao Senado, Wilson lança programa que promete repasse direto do Estado às Prefeituras na área de Saúde

  • blogdojucem
  • 7 de fev.
  • 2 min de leitura

A pouco mais de um ano do prazo para os candidatos das eleições gerais de 2026 se desincompatibilizarem dos cargos, o governador Wilson Lima (UB) reuniu ontem prefeitos do interior para lançar o Programa de Fortalecimento e Repactuação da Saúde no Interior, que promete repasse de recursos estaduais diretamente (fundo a fundo) para as prefeituras e a participação do Estado no cofinanciamento dos atendimentos realizados pelos municípios. Também foram entregues testes rápidos e nebulizadores para combate e diagnósticos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. O evento foi transformado em um grande movimento político, indicando que, ao contrário do que alguns aliados estão especulando, o mandatário pensa seriamente em deixar o posto e abril do ano que vem para disputar uma vaga no Senado da República.


Os municípios recebem recursos federais de forma direta e, com a repactuação, o Governo do Estado, que já fornece apoio através de contrapartida indireta com a oferta diversos serviços, como remoção aérea, recursos humanos e contas públicas (água e luz), também promete destinar recursos para que as prefeituras realizem esses serviços.


Para 2025, os recursos estaduais chegarão a R$ 181,9 milhões, segundo o Estado, e começam a ser destinados a partir de março, podendo esses valores aumentar de acordo com o “faturamento”, ou seja, a prestação de serviços realizados pelas unidades de saúde municipais, a exemplo de cirurgias executadas e quantidade de internações nos hospitais.


Para a execução dos atendimentos de Média e Alta Complexidade, os municípios já recebem recursos diretos do Governo Federal e, a partir de agora, com a repactuação, terão um aporte financeiro do Estado em cima dos valores pagos pelo Ministério da Saúde, de 15% para oito municípios polos e 10% para 51 municípios não polos.


Outra ação é o incentivo à Assistência Farmacêutica à Média Complexidade, que a partir da contrapartida estadual, o serviço de logística para aquisição de equipamentos e insumos que hoje é feito pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) passa a ser realizado diretamente pelas prefeituras.


Com a destinação de recursos de forma direta, o Governo do Amazonas possibilitará maior autonomia administrativa e melhor planejamento das ações em saúde nos 59 municípios que assinaram o pacto.


Na ocasião, o governador Wilson Lima também fez a entrega de mais de 35 mil testes rápidos e 82 nebulizadores. Os itens serão utilizados pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) para diagnósticos e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Comentarios


Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page