top of page
blogdojucem

Em ano de Copa, venda de TVs deve impulsionar faturamento do PIM


O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) projeta crescimento entre 6% e 7% para o faturamento do setor em 2022, na comparação com o ano passado. A entidade também estima elevação na produção e nas vendas de televisores no período da Copa do Mundo. A expectativa positiva é mantida mesmo em meio às ameaças à continuidade do Polo Industrial de Manaus (PIM), decorrentes da constante guerra fiscal, seguidas de insegurança jurídica, ainda agravadas por fatores econômicos.


Segundo o presidente do Cieam, Wilson Périco, o planejamento elaborado pelas indústrias para o ano vigente deverá transcorrer no ritmo previsto. Ele explica que o tempo de produção e o lide time dos fornecedores (tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto) varia entre cada fornecedor, podendo chegar a até dois anos para a entrega do insumo. Mas, as indústrias se programaram e não devem ter descontinuidade produtiva.


Em relação aos fatores político e econômicos, como as constantes investidas do governo federal na tentativa de extinguir os incentivos fiscais concedidos legalmente à Zona Franca de Manaus, acabando com a competitividade industrial do PIM frente às indústrias instaladas nas demais regiões do país, Périco informa que os reflexos negativos poderão ser sentidos a partir de 2023.


“A projeção para este ano está dentro do planejamento, que já está em execução. Então, não deverá sofrer alterações. Poderemos sentir impactos caso o decreto de redução do IPI não seja reeditado de forma a resgatar a competitividade do PIM”, disse.


Copa deverá aumentar vendas de televisores

Conforme Périco, tradicionalmente, em ano de Copa do Mundo a demanda por aparelhos de televisão cresce. Ele disse que não há como estimar o percentual de aumento na produção das TVs no período, mas que a maior procura pelo equipamento já está contabilizada na previsão de crescimento do faturamento anual, projetado para 2022 entre 6% e 7% sobre os R$158,6 bilhões contabilizados em 2021.


“Por conta da inovação tecnológica as pessoas também estão utilizando outras ferramentas, que poderão também serem demandadas. Mas na análise de anos anteriores, em ano de Copa do Mundo a venda de televisões cresce”, disse.

0 comentário

Comments


Blog do Jucem Rodrigues
bottom of page