top of page
blogdojucem

Dos 10 maiores colégios eleitorais do AM, prefeito de Humaitá tem pior avaliação


O prefeito de Humaitá (a 591 quilômetros de Manaus), Dedei Lobo (PSC), é o pior avaliado entre os dez maiores colégios eleitorais em relação à administração pública. Os dados são do instituto Perspectiva Mercado e Opinião – que realizou pesquisa de intenção de votos com 280 pessoas no município. Dessas, 34,7% estão insatisfeitas com a gestão do prefeito.


32,2% dos eleitores responderam que consideram boa a administração de Dedei Lobo, e 32,4% consideram a gestão regular. Além desses resultados, Dedei é rejeitado por 35,8% da população humaitaense para o pleito de 2024.


Humaitá é o décimo maior colégio eleitoral do interior do Amazonas, cujo eleitorado possui 32.902 eleitores aptos a votar, segundo a última contagem do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) em 2022.


Veterano, à frente da pasta municipal, Dedei não consegue ter “boa aprovação” em comparação aos demais dos maiores colégios, e nem consegue emplacar seu vice, Alexandre Perote. Mesmo com alta rejeição, o seu nome aparece nas pesquisas eleitorais na modalidade espontânea com 12,2%.


Histórico político


O atual gestor já comandou Humaitá três vezes e, a cada vez que esteve à frente do Executivo municipal, sua gestão foi marcada por polêmicas. Recentemente, ele se tornou alvo do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por suspeita de crimes ambientais no dia 19 de outubro de 2021.


Em 2004, foi eleito com 54,51% pela população. Em 2012, foi reeleito com 55,56% dos votos, derrotando Roberto Rui. Já em 2018, disputou vaga para deputado estadual, mas não conseguiu se eleger, ficando apenas como suplente.


Nas eleições de 2020, voltou ao poder pela terceira vez como Chefe do Executivo municipal de Humaitá. Em 2024, ele busca a próxima reeleição, no entanto, não é o favorito da população.


Outros colégios eleitorais


Entre os dez maiores colégios, o segundo lugar ficou como prefeito de Coari, Keitton Pinheiro (PP). O prefeito possui 55,2% de desaprovação para a administração da Prefeitura Municipal (a 362 quilômetros de Manaus). Apenas 40,1% do eleitorado aprova a sua gestão. Diferente dos outros “Pinheiros”, ele não tem agradado o eleitorado coariense.


Ocupando a terceira posição como pior avaliação administrativa, está o prefeito de Maués, Junior Leite, do PSC. Das 300 pessoas entrevistadas, 49,7% desaprovam a gestão de Junior Leite. A terra do guaraná não está satisfeita com a administração do chefe do Executivo municipal.

0 comentário

Comments


Blog do Jucem Rodrigues
bottom of page