top of page
blogdojucem

Divididas, entidades que representam professores endurecem discurso com o Governo


As duas entidades que representam os trabalhadores da Educação do Estado endureceram o discurso em relação ao Governo. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) realiza amanhã (terça-feira), dia 7 de março, às 9h, um ato público na Assembleia Legislativa do Estado levando a campanha ‘Dialoga, governador’. Já o Sindicato dos Professores e Pedagogos do Amazonas (Aspromsindical), que também estará no ato, aprovou em assembleia na última sexta-feira (3) o Estado de Greve.


A Assembleia Geral Extraordinária da Aspromsindical aconteceu no Sindicato dos Bancários e os presentes demonstraram total insatisfação com a indiferença que o governador Wilson Lima (União Brasil) vem mostrando com a categoria. Com a aprovação do Estado de Greve, os professores da Seduc, que trabalham em Manaus, estão avisando que estão dispostos à deflagrar uma greve para garantir que seus direitos estabelecidos na lei sejam respeitados.


A Aspromsindical vai continuar buscando o diálogo com o poder público mas, paralelamente, vai agir para construir a greve e, poderá deflagrar, se for necessário.


Também foi aprovado realizar um Ato Público na frente da Assembleia Legislativa do Amazonas, no dia 07/03 ( TERÇA-FEIRA), às 9:30, com o objetivo de buscar o apoio dos Deputados Estaduais para a luta pelo reajuste salarial.


Após a realização do Ato Público na Aleam, o AspromSindical realizará nova Assembleia para organizar um conjunto de ações para construção da possível greve.


“Esperamos que o Governador Wilson Lima decida dialogar com a categoria e evite que mais uma greve na Educação estadual aconteça, pois , já seria a 4 greve dos professores que o Governador causaria O Sindicato convoca todos os professores da Seduc que trabalham em Manaus a participarem de mais essa ação da Campanha Salarial de 2023”, diz nota da diretoria..


Reinvindicações


O Sinteam reivindica, entre outras pautas, um reajuste salarial de 25%. A data-base da Seduc venceu no dia 1º de março, aumentando o percentual de defasagem salarial. Em 2022, a inflação bateu 10,54% e esse ano deve chegar a 7%. Ambas estão atrasadas. Além disso, o governo não pagou o valor retroativo das datas-bases de 2020 e de 2021.


A única reunião entre o Sinteam e o governador Wilson Lima aconteceu em 2019, durante uma das maiores greves da rede estadual. Desde então, ele se recusa a dialogar com os trabalhadores e não atende os pedidos de audiência.


O Sinteam diz que já enviou centenas de ofícios solicitando reunião com o governo, todos sem resposta. Esse ano, o pedido foi feito no dia 2 de janeiro.

0 comentário

Comments


Blog do Jucem Rodrigues
bottom of page