top of page
blogdojucem

Depois de quase dois meses sem movimento, portos de Manaus voltam a receber navios com insumos

Começaram a chegar a Manaus navios com mais de 400 contêineres, sendo 275 de longo curso, que trazem insumos para o Polo Industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) e também produtos para o comércio. Por conta da estiagem, a cidade ficou quase dois meses sem receber estas embarcações. As dragagens que foram feitas pelo governo federal e o período das chuvas melhoraram a situação.


O primeiro navio de cargas a atracar no Porto Chibatão, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus, foi o Aristole (Mercosul CMA CGM), vindo de Fortaleza, que chegou às 18h desta quarta-feira (22/11). Já para quinta-feira (23/11), estão previstos os atracamentos de navios vindos de São Paulo, Porto de Santos e de Pernambuco, Porto de Suape. As embarcações trazem também insumos para indústrias do Polo Industrial de Manaus.


Ainda nesta semana, na sexta-feira (24/11), serão embarcados mais de 507 contêineres cheios, que serão exportados com produtos da Zona Franca para outros locais, totalizando o movimento nos rios por navios de mais de 900 contêineres.


Dragagem


Ainda em outubro, o serviço de dragagem emergencial, um processo que auxilia na remoção de sedimentos, como terra, areia, rochas e lixo, dos rios, foi iniciado para facilitar o escoamento de cargas e produtos da região, bem como o transporte de pessoas no Amazonas. Em ritmo acelerado, o trabalho foi realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para dar suporte ao Amazonas diante do agravamento da estiagem

0 comentário

Comments


Blog do Jucem Rodrigues
bottom of page