A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) promove um ciclo de palestras sobre o projeto “Cinturão Verde” na próxima semana, de segunda-feira (16) a quarta-feira (18). O evento acontece no auditório da sede da Defensoria Pública, localizado na avenida André Araújo, 679, bairro Aleixo, em Manaus. As palestras são gratuitas e abertas ao público.
A DPE-AM está elaborando uma proposta de “Cinturão Verde”. A ideia é criar áreas protegidas no entorno da capital e promover o desenvolvimento sustentável, garantindo que as comunidades rurais tenham seus direitos à terra respeitados e que a natureza seja preservada. Para isso, está realizando um estudo aprofundado em parceria com instituições acadêmicas.
Dois professores da Universidade de São Paulo (USP) foram convidados para palestrar no evento. O doutor Eduardo Saad, professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP) e da Universidade Estácio de Sá (Unesa/Rio), vai abordar o tema “Para uma criminologia da Amazônia”.
A pós-doutora Carla Ventura, professora titular do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DEPCH/EERP/USP) e mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, vai ministrar palestra com o tema “Saúde pública na Amazônia”,
Os dois professores também vão participar de discussões sobre o “Projeto Cinturão Verde” e “Narrativas do crime no Ramal do Brasileirinho”.
O evento inicia às 11h de segunda-feira, com participação do Defensor Público Geral, Rafael Vinheiro Barbosa.
O defensor público Arlindo Gonçalves, coordenador do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa/DPE-AM), também participa na segunda-feira, às 14h30.
O ciclo encerra na quarta-feira, a partir das 9h, com uma dinâmica com as comunidades locais, mediada pelo defensor público Carlos Almeida Filho e pela pesquisadora Penélope Anthony, mestre pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Sobre os cinturões verdes
Os cinturões verdes são áreas de vegetação que contornam cidades, a fim de conter o avanço da ocupação urbana sobre áreas de produção agrícola, áreas florestadas, mananciais de água e ecossistemas de interesse para fins de preservação ambiental.
Os cinturões verdes são importantes para a manutenção da qualidade de vida nos centros grandes centros urbanos. Como nestas áreas ocorreu e ainda ocorre desmatamento para a construção civil, as áreas verdes resultam melhorias na qualidade do ar, possibilitando a criação de áreas de lazer, como parques, e, ainda, implantação de áreas de produções agrícolas.
Programação
SEGUNDA (16)
11:00 -11:30
Abertura do evento no auditório da Sede
Abertura do Ciclo de Palestras
Assinatura do Acordo de Cooperação entre a DPE/AM e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – Polo de Ribeirão Preto (IEARP/USP), com DPG, Rafael Barbosa, e a Profª Carla Ventura, do IEARP
11:30 -12:30
Palestra “Em defesa dos povos da Amazônia”, com defensor Público Carlos Almeida Filho
Palestra “Para uma criminologia da Amazônia”, com professor Eduardo Saad (USP)
Intervalo
14:30 -16:30
Palestra “Saúde pública na Amazônia”, com Carla Ventura (USP) e Arlindo Gonçalves, coordenador do Nudesa
TERÇA (17)
10:30 -12:30
Palestra “Projeto Cinturão Verde”, Carlos Almeida Filho, Eduardo Saad (USP) e Carla Ventura (USP)
Intervalo
14:30 -16:30
Palestra “Narrativas do crime no Ramal do Brasileirinho”, com Penélope Anthony (Msc UEA), Eduardo Saad (USP) e Carla Ventura (USP)
QUARTA (18)
09:00
Dinâmica com comunidades locais: “História oral das lideranças comunitárias”, com mediação de Carlos Almeida Filho e Penélope Anthony
Comentários