top of page
blogdojucem

De 260 postos de combustíveis, apenas 4 aderiram ao Dia “sem” Impostos


Dos cerca de 260 postos de combustíveis existentes no Amazonas, apenas quatro aderiram à campanha Dia Livre de Impostos (DLI), que ocorrerá nesta quinta-feira (25/05). Em Manaus, apenas um posto aceitou participar da iniciativa.


Localizado no bairro Distrito Industrial, na zona leste, o estabelecimento vai fixar o valor da gasolina a R$ 5, o litro.


O posto de gasolina é o Equador, na avenida Rodrigo Otávio, bairro Distrito Industrial 1. O DLI é promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Jovem Manaus).


Este ano, a campanha não terá produtos vendidos sem qualquer tipo de imposto. Na verdade, haverão descontos por parte de todos os estabelecimentos envolvidos, segundo os organizadores, e uma quantidade limitada de oferta em cada estabelecimento.


Serão disponibilizados 4 mil litros de gasolina. Para garantir a distribuição igualitária, haverá um limite de 10 litros para motos e 20 litros para carros por abastecimento. Ao todo, trezentos veículos terão a oportunidade de aproveitar essa oferta e economizar.


Adesão zerada entre revendedores de combustíveis

Inflacionados em todo o país, os combustíveis possuem no Amazonas o seu maior preço no território nacional. Em Manaus, o valor por litro está girando em torno de R$ 6,51. Nas últimas semanas, após a mudança na política de preços da Petrobras e anúncio de reduções, os postos mantiveram os preços ao consumidor no estado.


Só a cidade possui 261 postos de combustíveis em operação, conforme dado mais recente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de setembro de 2021.


O setor vive uma guerra fria com o governo Lula desde que a equipe econômica deixou vencer a medida provisória que descontava ICMS dos combustíveis. Adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro durante a campanha, a medida retirou dinheiro dos governos estaduais e teve baixo impacto no preço do produto para o consumidor.


Com o fim do desconto no ICMS, os preços dispararam e colocaram a capital como a mais cara para abastecer no país. Em contrapartida, reduções da Petrobras não foram acompanhadas localmente sob o argumento de que o estado é abastecido pela Refinaria de Manaus, que foi privatizada no fim do governo passado e passou a explorar com exclusividade o mercado no estado.


Dia sem imposto no interior do Amazonas

Os municípios de Parintins, Manacapuru e Itacoatiara vão aderir ao dia livre de impostos. Nas três cidades, um posto de gasolina em casa município, vai repassar o litro com redução de tributos.

0 comentário

ความคิดเห็น


Blog do Jucem Rodrigues
bottom of page