A alta no preço dos combustíveis afeta as operações das companhias aéreas com trechos ligados a Manaus. A partir de abril a Latam Airlines Brasil suspenderá voos partindo de Manaus com destino a Fortaleza (CE), Belém (PA) e Porto Velho (RO). No total, 21 rotas nacionais serão alteradas, até o mês de junho. A Azul Linhas Aéreas também informou que reduzirá a oferta de voos em todas as regiões do país.
Conforme a Latam, a mudança no cronograma de voos ocorre em função da alta no preço dos combustíveis, que consequentemente reflete no valor do querosene da aviação. A empresa ainda adiantou que prevê elevação nos preços das passagens e serviços adicionais em até 30%.
O trecho Manaus/Fortaleza e Manaus/Porto Velho serão suspensos de abril a junho deste ano; enquanto o voo Manaus/Belém será interrompido no período de abril e maio. O trecho entre Belém e Macapá (AP) também será suspenso entre abril e maio. Logo, quem precisar sair de Manaus com destino a Macapá precisará se deslocar até Brasília para seguir até ao estado do Amapá.
A previsão de retomada nas operações, segundo a empresa aérea, é para o terceiro trimestre.
“… os voos foram postergados para o terceiro trimestre de 2022, em função do alto preço do querosene da aviação, resultante da evolução da guerra na Ucrânia. A companhia lamenta pelo impacto causado aos clientes em função destas alterações que resultam de fatores externos alheios à sua vontade e orienta os seus clientes a acessarem o site latam.com > Minhas Viagens > Administrar suas viagens para saberem se o seu voo foi postergado…”, cita trecho da nota enviada pela empresa.
Remarcação ou reembolso
Segundo a Latam, os clientes que tiverem voos alterados neste período poderão remarcar o voo sem multa e diferença tarifária na mesma cabine do voo original. O cliente ainda pode solicitar o reembolso sem multa. Todas essas alternativas são válidas até o vencimento do bilhete (12 meses após a data da compra). A remarcação do voo pode ser feita por meio deste link.
Azul também reduzirá voos
A Azul Linhas Aéreas se restringiu em informar que ocorre redução na oferta de voos em todas as regiões do país.
A reportagem tentou contato com a Gol Linhas Aéreas, mas até o fechamento da edição não obteve retorno.
Opmerkingen