Manaus daria um importante salto para a preservação ambiental em atitude pioneira na região norte, se ampliasse a coleta seletiva para todos os bairros da cidade.
A notícia de que prefeito de Manaus, David Almeida, abre nesta segunda (5), um evento de três dias no Centro de Convenções Vasco Vasques chamado "Mostra Sustentável Manaus Verde" e celebra a semana do Meio Ambiente, mostra que o governo municipal está antenado à pauta dos resíduos sólidos e a questões sociais.
A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável. Não só das cidades, mas também desenvolvimento econômico. Em Manaus, atualmente, várias famílias sobrevivem do que recolhem e vendem na cidade. Com a ampliação para todos os bairros, o serviço contará com mais pessoas trabalhando, aumentando o número de famílias que seriam impactadas positivamente com a iniciativa.
Além disso, a extensão da coleta pode movimentar os estudantes da cidade, que terão papel fundamental em levar mensagens de conscientização sobre a importância da reciclagem, num grande projeto de Educação Ambiental.
Agora, independente da ampliação da coleta seletiva para todos os bairros de Manaus, cada manauara tem uma missão: separar os resíduos secos (plástico, metal, papel, vidro, papelão) dos orgânicos ou úmidos (material que não possui mais utilização, como restos de comida, papéis sujos, fraldas descartáveis, curativos, entre outros).
A coleta seletiva em 100% da cidade, seria o maior presente que Manaus ganharia na semana mundial do meio ambiente.
Comments