Nesta sexta-feira (8), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) realizou a sessão solene de posse dos membros da diretoria e conselho, da 40ª gestão, para o triênio 2022-2024. Assumem o comando da instituição, o presidente Jean Cleuter Mendonça; a vice-presidente, Aldenize Aufiero; a secretária-geral, Omara Gusmão; o tesoureiro, Sérgio Cruz; e o secretário-geral adjunto, Plínio Nogueira.
Emocionado, o novo presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça fez seu primeiro discurso agradecendo a todos que contribuíram para que ele chegasse ao cargo e destacou que a gestão será plural, acolhedora, inclusiva e que vai promover mais qualidade para os advogados da capital e do interior.
“Hoje é um dia de festa, um dia de festa da democracia. Essa presidência não é minha, é nossa, dos mais de 17 mil advogados. Sem vocês nada disso seria possível. Iremos iniciar uma gestão histórica, pois teremos a parceira da OAB nacional na pessoa do nosso amigo Beto Simonetti.
Principais lutas no comando da OAB
Cleuter destacou as principais lutas que irá travar no comando da entidade, tendo um destaque para as fake news.
“Vamos brigar pela democracia em todos as suas esferas, no executivo, legislativo, no judiciário e na esfera da OAB. Outra luta será pela liberdade de imprensa e de expressão, que devem ser asseguradas a todos os cidadãos. A liberdade de expressão é constitucional. As fake news têm que ser combatidas a todo custo. Nossa atuação será em plena defesa da democracia”.
O novo presidente da OAB-AM também destacou que o trabalho de manutenção do Polo Industrial de Manaus e dos direitos conquistados há muitos anos para a geração de empregos e renda no estado vai continuar.
“Se a Zona Franca de Manaus não existisse, nós não estaríamos aqui hoje”, completou.
Choy apresenta breve balanço da gestão
O então presidente da entidade, Março Aurélio Choy, agradeceu o apoio dos mais de 17 mil advogados do Amazonas e fez um rápido balanço dos nove anos que passou como presidente da ordem.
“Estou aqui com três sentimentos, o sentimento de gratidão, o de dever cumprido e de esperança. Gratidão por todos aqueles que caminharam conosco na construção coletiva da OAB […]”
O desembargador João Simões, diretor da Escola de Magistratura do Amazonas (Esmam), disse que a cerimônia o fez lembrar de lutas já conquistadas por meio da advocacia e reforçou a importância da entidade para a garantia da democracia.
“Esse palco do teatro evoca as inúmeras batalhas vencidas pela advocacia brasileira […] a nossa OAB tem uma grande responsabilidade: dar continuidade ao cumprimento dos princípios constitucionais da nossa constituição de 1988”, destacou.
Posse de conselheiros da OAB
Na solenidade, também tomaram posse os Conselheiros Seccionais, Conselheiros Federais, Diretoria da Caixa de Assistência ao Advogado do Amazonas (CAAAM), Diretoria da Escola Superior da Advocacia (Esa) e membros das subseções do interior do estado.
Estavam presentes representantes da OAB, como o presidente da OAB Nacional, o amazonense Beto Simonetti. O evento também contou com a presença de várias autoridades como o governador Wilson Lima (União Brasil) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) .
A Ordem dos Advogados do Brasil Amazonas (OAB) além de regulamentar a profissão de advogado em todo o país, tem a função social de zelar pelos direitos e garantias dos cidadãos para a construção de uma sociedade mais igualitária e livre.
Komentarze