De acordo com o decreto publicado na quinta-feira (23), foi constatada uma extensa área inundada no município de Juruti – PA, devido ao nível elevado do Rio Amazonas e seus afluentes. O fenômeno foi provocado pelo grande volume de chuvas que caem na região da bacia amazônica. Esses eventos, devido ao período chuvoso pode-se estender até o mês de junho.
Durante as visitas de técnicos da Defesa Civil Municipal e da Defesa Civil do Estado, foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de março, o trabalho de geolocalização das áreas de encostas que deverão servir para futuros monitoramentos locais, desde a divisa com o Estado do Amazonas até os limites com os municípios de Oriximiná, Óbidos, Terra Santa e Santarém, na região oeste paraense.
Levantamento da Defesa Civil aponta que 10 famílias ficaram desabrigadas e precisaram ser levadas a alojamentos públicos dando um total de 34 pessoas, além de 115 famílias desalojadas com cerca de 460 pessoas e 3.090 outros afetados. Estima-se um total geral de afetados de 3.584 pessoas e 896 famílias impactadas pelas chuvas intensas.
O decreto de Situação de Emergência autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob o comando da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
Comentarios