Mesmo que estiagem dure mais tempo este ano, o abastecimento de água em Manaus será mantido normalmente. Em caso de seca mais intensa do Rio Negro, a concessionária Águas de Manaus usará bombas d’água flutuantes para captação. As ações para assegurar o fornecimento serão adotadas em parceria com a prefeitura.
overlay-clevercloseLogo
As bombas permitem coletar água no meio do rio, em ponto mais profundo. Diariamente, 700 milhões de litros de água são captados e tratados para abastecer mais de 2 milhões de manauaras. Segundo a concessionária, a estrutura planejada permite manter o serviço sem afetar a distribuição.
“Em 2023, adotamos ações emergenciais de combate à estiagem e que foram incorporadas posteriormente ao sistema de abastecimento da cidade. Para este ano, usamos a expertise adquirida para colocar em prática ações definitivas para prevenir secas graves no futuro. Recentemente, adquirimos novos equipamentos e modernizamos nossos sistemas elétricos e hidráulicos, já com esse período do ano em mente”, disse o gerente de Operações da Águas de Manaus, Lineu Machado.
Além do plano de atuação para o abastecimento na área de operação da concessionária, na zona urbana, a Águas de Manaus também participará do fornecimento de água para famílias em comunidades ribeirinhas.
Comments