top of page
blogdojucem

BNDES vai investir R$ 5 milhões em bioeconomia no Amazonas


Cinco municípios do Amazonas vão receber investimento avaliado em R$ 5 milhões para o desenvolvimento de projetos de bioeconomia florestal.


Apuí, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Lábrea e Carauari vão ter acesso ao projeto que apoiará o manejo comunitário de floresta nativa nas cadeias da madeira, óleos vegetais e castanha-do-Brasil.


A iniciativa será implementada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), para fortalecer a Inatú Amazônia, marca coletiva de produtos amazônicos sustentáveis apoiada pelo Fundo Amazônia, em 2018.


As cidades escolhidas pelo projeto levaram em consideração os baixos indicadores socioeconômicos da localidade.


Estão previstas atividades de assistência técnica e capacitações a 150 manejadores familiares e suas associações, certificação da madeira manejada e promoção do acesso a canais de comercialização, bem como o desenvolvimento de dois aplicativos digitais, que apoiarão atividades de campo e de gestão.


Serão beneficiadas populações extrativistas, produtores familiares moradores de Unidades de Conservação e beneficiários de projetos de reforma agrária.


As organizações sociais às quais esse público deve estar associado serão selecionadas por meio de chamada pública e terão que representar famílias com experiência com as referidas cadeias florestais.

0 comentário

コメント


Blog do Jucem Rodrigues
bottom of page