Projeto da empresa Bertolini, a balsa de beneficiamento do açaí produzido por comunidades no interior do Amazonas visa o aproveitamento da produção do açaí colhido em comunidades distantes de Manaus. A balsa evita o desperdício de boa parte dessa produção, uma vez que a demora entre a colheita e a chegada do fruto para o beneficiamento estraga boa parte dos frutos.
Inicialmente projetada para processar 20 toneladas por dia, a Balsa atingiu capacidade para processar 40 toneladas por dia, após passar por uma reestruturação. A balsa tem ainda capacidade para estoque de 300 toneladas de polpa congelada do açaí, seguindo todos os critérios para atender os mercados internacionais como Estados Unidos, Arábia Saudita e Japão.
O outro destaque da embarcação é a sua sustentabilidade. Cerca de 90% da produção de energia é da queima de sementes do açaí que gera vapor e da produção de energia solar. O trajeto inicial inclui as calhas do Juruá, Solimões, Madeira podendo chegar em outras localidades. O investimento acumulado é de R$ 30 milhões.
Comments