A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), apreendeu, na segunda-feira (30/10), aproximadamente, 13 toneladas de produtos alimentícios com datas de vencimento adulteradas e em condições precárias de armazenamento. A apreensão ocorreu em galpões no bairro Novo Aleixo, zona norte. Fiscais da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participaram da ação.
De acordo com o delegado Ericson Tavares, titular da unidade policial, durante a fiscalização, foi constatado que os alimentos estavam próximos da data de validade ou com a validade ultrapassada, além de estarem mal armazenados e remarcados.
“Os produtos foram encontrados em galpões com as datas de validades remarcadas, ou seja, foram carimbadas datas adulteradas para serem vendidos para consumo como se estivessem dentro da legalidade, bem como para distribuição para municípios do interior do Amazonas e para a Venezuela”, informou.
Fiscais afirmaram que os produtos estavam em processo de adulteramento da validade, em um galpão localizado na zona Leste da cidade. A ação foi realizada em parceria com a Polícia Civil.
“A Polícia Civil estava investigando o caso e, a pedido da corporação, participamos da fiscalização e constatamos a fraude. Havia muitos alimentos vencidos no depósito, e grande parte deles já estava com as embalagens adulteradas. Todos foram apreendidos e serão descartados adequadamente”, informa o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, destacando que prazos de validade devem ser respeitados, uma vez que alimento fora da validade pode ocasionar diversos agravos à saúde e até mesmo levar à morte.
Entre os produtos apreendidos, foram encontradas garrafas de azeite de oliva e grande quantidade de salsicha para cachorro-quente e linguiça, do tipo calabresa. A maior parte dos alimentos estava com a validade expirada desde o início de 2022, mas a adulteração das embalagens jogou o prazo para o final deste ano.
O gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino, reiterou os riscos provocados pela ingestão de alimentos vencidos. “A ingestão de alimentos fora do prazo de validade pode resultar em intoxicações e infecções causadas por bactérias como Escherichia Coli e Salmonella SP, que acarretam dores abdominais, vômitos, calafrios, febre e diarreia, sintomas que podem gerar quadros críticos de saúde e levar a óbito”, explica.
Pelas infrações, os responsáveis pelo galpão irão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 134,77, sem prejuízo de ação criminal.
O processo de descarte dos alimentos iniciou na noite de segunda-feira, 30, e continua nesta terça, 31/10. Todos os produtos estão sendo levados para o Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no Km 19, da rodovia AM-010.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
O dono das propriedades foi indiciado pelos crimes cometidos contra a relação de consumo e adulteração de produtos alimentícios.
Comments