ARTIGO DA SEMANA: OS JOVENS ANSEIAM PELO FUTURO NA POLITICA
- blogdojucem
- 2 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

“Somos tão jovens...” Cantou Renato Russo, em Tempo Perdido, um dos clássicos de sua banda, a Legião Urbana. O compositor de verdadeiros hinos da juventude, se estivesse vivo, teria feito 63 anos na segunda-feira, 27 de março. O que ele falaria para os jovens em 2023?
Sempre, os jovens ocuparam uma parcela e lugar importante no mundo. Mas ao contrário e historicamente, são muito negligenciados, sobretudo, pela falta de políticas públicas voltadas para eles. Carentes de ações que os interessem, motivem e que os reconheçam como elementos chave da sociedade, acabam sem rumo, ameaçados pelas drogas, violência, desperdiçando suas potencialidades. Mas nem tudo está perdido se ainda há esperanças.
O programa Parlamento Jovem, realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem modificado a visão de jovens estudantes, ao possibilitar a vivência do processo democrático em uma jornada com diplomação e exercício do mandato, experimentando a rotina do parlamento.
Depois de serem eleitos e tomarem posse, os 24 jovens parlamentares e seus 24 suplentes, encaram uma maratona parlamentar na Aleam, exercendo um mandato durante o tempo de execução do programa. Eles conhecem o funcionamento do Poder Legislativo, elegem a Mesa Diretora e participam da dinâmica de elaboração, discussão e votação de um projeto de lei.
Cada um dos 24 deputados jovens é apadrinhado por um deputado estadual e todas as despesas com vestuário, alimentação, pastas e material didático são custeados pela Assembleia Legislativa.
Com o PJ, os jovens têm capacitação para a cidadania, participam de grupos de discussão, rodas de debate, visitas técnicas, entre outras atividades. Após os debates e votações, os integrantes elegem propostas a serem encaminhadas aos deputados estaduais e podem se tornar leis.
É necessário dar voz e vez aos jovens e, sobretudo, aproximá-los da política. Quando se afasta do debate político, abre-se espaço para políticos profissionais e para ameaças à democracia, segundo o filósofo francês Francis Wolff.
Ainda mais os mais jovens, que deveriam estar no centro do debate, mas o sistema os quer fora. Por isso, programas como o Parlamento Jovem da Aleam são fundamentais para reforçar os interesses da coletividade. Os jovens e toda a sociedade, só têm a ganhar com eles mais perto da política.
Comments