top of page

ARTIGO DA SEMANA: Esperançar é ir à luta

  • blogdojucem
  • 6 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura


Nesta primeira semana do ano, li a seguinte citação: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo”. A frase é atribuída ao grande pensador e educador, Paulo Freire.


Como discordar do patrono da educação brasileira, um dos mais respeitados intelectuais do mundo? Ele está mais que certo: vamos todos esperançar. Esperançar é crer no amanhã, é crer que tudo vai dar pé. Ainda que digam não ou que as dificuldades teimem em insistir, é preciso teimar bem mais e seguir em frente. A esperança, do verbo esperançar, assim como o amor, são atos revolucionários que vencem as batalhas dessa vida.


O ano começa e é com esses sentimentos, com os verbos amar e esperançar que vamos acordar todos os dias para fazer a diferença e fazer diferente. Há um novo tempo para o Brasil. E que haja também um tempo novo para cada um de nós. Que nossos sonhos não sejam apenas sonhos, mas projetos realizáveis dentro de nossa capacidade. É necessário fazer o melhor que formos capazes com as condições que temos em mãos. E é aí que a mágica acontece.


Tenho um amigo que diz: Torço todos os dias para os meus planos combinarem com os de Deus. Isso me lembra o grande samba enredo da União da Ilha de 1978 que pergunta: “Como será o amanhã/ Responda quem puder/O que me irá me acontecer/O meu destino será como Deus quiser...” Se Deus pode tudo para quem nele confia, é preciso lutar e fazer a nossa parte. O destino é certo, mas não basta esperar. É necessário esperançar nele. Buscar alternativas, sonhar, tentar a sorte, cair, reerguer, não fugir da luta e pagar o preço, para que os sonhos se transformem em realidades. Afinal, não adianta só olhar para o céu e não fazer por onde.


Neste começo de ano, quando muitas pessoas se propõem a pensar metas e objetivos no ciclo que se inicia, há aquelas que, em meio a tantos projetos, se sentem perdidas, questionando suas próprias perspectivas de futuro. Essa dúvida me remonta ao diálogo de Alice com o Gato Que Ri, no clássico Alice no País das Maravilhas. Ela pergunta: “O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui? Isso depende muito de para onde você quer ir”, respondeu o Gato. Não me importo muito para onde, retrucou Alice. Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.


Ou seja, como diz o dito popular: “quem não sabe o que procura, não vê o que encontra”. Portanto, ajuste suas velas e aproveite os ventos para uma nova rota. Siga em frente, o seu caminho é você mesmo quem faz. Nunca desista de lutar pelo que você acredita, nunca deixe de estar próximo de quem você ama!


Que o ano novo seja pleno, que tenha aprendizados e que as lutas resultem em vitórias, pois essas não existem sem as batalhas. E para vencer, é preciso primeiro vencer a si mesmo, as desconfianças, com muita fé e esperanças esperançadas. Feliz 2023!



Comments


Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page