top of page

ARTIGO DA SEMANA: A Dengue é problema de todos

  • blogdojucem
  • 15 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura


O estado do Amazonas, embora não tenha declarado oficialmente, está em alerta vermelho com a situação da dengue. São mais de 6 mil casos prováveis, Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A cidade de Tonantins, a 872 km de Manaus, foi o município que teve a maior incidência de casos (4.407,0) seguido por Ipixuna (3.265,8) e Humaitá (1.814,8).


Segundo a FVS-RCP, as mulheres representam 53% dos casos de dengue. A faixa etária mais afetada foi entre 20 a 39 anos (38,2%).Ou seja: a situação é grave e preocupante.

Seria importante que, através da Associação Amazonense dos Municípios, as secretarias de Saúde agissem de forma coordenada. O ideal mesmo era propor ações conjuntas em todos os municípios no enfrentamento para o controle da doença. Afinal, a dengue é um problema de todos. As cidades também têm mais de 200 casos de Zika e Chikungunya, todas as doenças transmitidas pelo mosquito Ades aegypti.

O que não faltam são orientações à população. O poder público informa, mas é preciso mais, uma campanha maciça, em todas as mídias (jornais, rádios, outdoors, redes sociais, folders, carros de som, faixas, entre outros) para alcançar o máximo de pessoas. Os moradores precisam entender que a obrigação de tomar os cuidados necessários para evitar a doença é deles.

Afinal, a forma mais eficaz de controlar a dengue é a prevenção. A população precisa ter cuidado, vistoriar quintais e locais variados das casas, onde estão 80% dos focos. É preciso eliminar qualquer recipiente com água parada. E não adianta só um fazer, todos da vizinhança precisam fazer o mesmo.

Isso é necessário para vencermos a batalha contra a dengue. Cada um pode e deve fazer sua parte. Por isso tudo, até quando vamos ignorar o fato de que a dengue é um problema de todos?


Comments


Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page